Então, Será Natal . . .

Natal. Mas o que é o Natal ? Pouca gente conhece o sentido do Natal. Grande parte da humanidade vêm no Natal a oportunidade de presentear e ganhar presentes. É a festa das guloseimas, dos champanhes, vinhos e assados.

Em muitas casas são montadas as tradicionais árvores de Natal, com pequenas bolas de enfeites, luzes coloridas e um grande aparato festivo, tudo isso para celebrar a maior festa da cristandade. No entanto, o personagem principal da história, o Cristo, que pede para nascer em cada coração, permanece ao relento. E, quando será Natal ?

Cristo bate em cada porta, mas a porta não se abre. Não há resposta, falta espaço. Ele não encontra abrigo, falta acolhimento. Ele chora, clama e sofre na pessoa do desempregado, do trabalhador, que não ganha o mínimo necessário para o sustento da família. Ele sofre no doente que aguarda nas filas e corredores dos hospitais à espera de atendimento médico, e naqueles que não podem comprar os medicamentos, pois falta solidariedade, falta justiça.

A cada nascimento, se renova o nascimento do Menino Deus. Tudo se repete. O consumismo prevalece, e o grande personagem da festa, o Senhor da vida, acaba no esquecimento. E, quando será Natal ?

Cristo, a cada instante pede para renascer. Renascer no meu coração, no seu coração, nos nossos corações. Ele quer ser luz e esperança para todos. Ele chama a um novo nascimento, à conversão. É preciso dar uma resposta, e qual é a nossa ?

Se nos propusermos a recebê-lo, modificando nosso jeito de viver, assumindo uma postura cristã, solidária, fraterna, de partilha, de conversão e aceitação dos seus ensinamentos, estaremos celebrando a vida, participando e deixando participar. Então, será Natal!

26/11/05

Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 22/03/2006
Código do texto: T127024
Classificação de conteúdo: seguro