NATAL DA SOLIDARIEDADE

Natal da Solidariedade

Jorge Linhaça

O natal vem chegando, as crianças como sempre ansiosas por receber um presente, por menor que seja.

O corre-corre nas lojas, as compras apressadas, o orçamento apertado...mas é natal.

As milionárias decorações de natal invadem os shopping centers vendendo sonhos de consumo e alegrando a criançada em um mundo de magia representado pelo papai Noel.

Os corações parecem mais dispostos a partilhar nesta época do que em qualquer outra.

Bem próximo dos festejos a fúria da natureza fez suas vítimas em Santa Catarina e mais alguns lugares de nosso país como Campos dos Guaitacazes no RJ e no Espírito Santo.

Em Santa Catarina atingiu uma quantidade de pessoas bem maior, entre elas milhares de crianças que hoje engrossam o número dos desalojados e desabrigados...Crianças como o garotinho que vi na TV estes dias, carregando duas bonecas enlameadas e que ao ser perguntado por uma jornalista o que iria fazer com aquelas bonecas, na simplicidade do seu coração de criança disse que ia levar para suas irmãs que tinham perdido as bonecas delas na encheste e não tinham nenhum brinquedo mais...o repórter insistiu...mas as bonecas estão todas sujas...e ele respondeu...não tem problema..elas vão lavar...

Na sua inocência de criança jamais lhe passaria pela sua cabecinha solidária que aquelas bonecas podiam carregar em si doenças perigosas...Só queria por um sorriso no rosto de suas irmãs...

Por isso venho aqui mais uma vez estender a mão e fazer mais um pedido em nome da solidariedade e do espírito natalino...um pedido simples , mas que pode fazer uma grande diferença nas vidas desses milhares de crianças.

Procure nos seus armários, converse com seus filhos, com seus visinhos e familiares...reúna brinquedos usados , mas não quebrados, e envie para essas crianças que nem casa tem mais para morar...

Pode até parecer supérfluo neste momento pedir por doações de brinquedos, pode parecer que não faz diferença...mas amigos, imagem-se no lugar daquelas crianças cujos sonhos foram abalados por uma tragédias inesperada justamente às portas do Natal...para essas crianças o papai Noel ainda é uma visita esperada com ansiedade.

Vamos ajudar a reconstruir pequenos sonhos, os mesmos que já sonhamos um dia.

Vamos ajudar a por um sorriso nesses rostinhos sofridos e marcados pela tragédia ?

Que tal colocar junto de cada brinquedinho doado uma cartinha ou cartão expressando a sua solidariedade?

Quer escrever em nome do papai Noel ? Tudo bem, tudo vale para por um sorriso no rosto de uma criança...

Desde já o meu muito obrigado a você que vai atender este pedido...

Ah...se achar que é melhor dar um brinquedo a alguma outra criança que não tem com o que brincar, tudo bem...tenho certeza de que o sorriso dela há de ser mais uma estrela a iluminar o céu da solidariedade e do verdadeiro espírito natalino.

Jorge Linhaça

ativista INCAPAZ

com orgulho de ser brasileiro