Mensagem de Natal - O paradoxo do nosso tempo

Estava esquentando os meus miolos para produzir uma Crônica de Natal, conforme a sugestão do meu nobre amigo e poeta do Recanto, Henrique Mendes, quando recebi um exemplar do “Notícias do Aposentado”, Órgão Informativo da Supervisão de Apoio ao Aposentado/PAI, Ano VII, nº 1059, de novembro/2008, da Secretaria de Estado de Administração e Previdência, do Governo do Estado do Maranhão, contendo o texto “Paradoxo do Nosso Tempo”. Esse texto é tão belo, universal e acrônico que resolvi usá-lo como a minha Mensagem de Natal aos meus colegas de pena do Recanto das Letras. O autor nos fala em duas opções para a mensagem: dividir a sua reflexão ou simplesmente deletá-la. Eu optei por dividir a reflexão com vocês concomitantemente como os meus desejos de Feliz Natal!

====================================================

"O PARADOXO DO NOSSO TEMPO"

"Nós bebemos demais, fumamos demais, gostamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente. Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casa chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas “mágicas.” Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar “delete.”

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se de dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe um custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer “eu te amo” à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm lá de dentro. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado."

(Uns atribuem a autoria desse texto ao comediante norte-americano George Carlin, e outros, ao Dr. Moorehead, pastor de uma igreja nos EUA)

===================================================

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 13/12/2008
Reeditado em 14/01/2012
Código do texto: T1333952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.