...feliz natal!

Mateus 1: 23 – “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco”.

Diante dos dias que estamos vivendo, o texto bíblico acima nos remete ao verdadeiro motivo para comemorações. O mundo dá importância comercial e até inventa conceitos que nada dizem sobre o significado real do Natal. O que dizer de figuras como Papai Noel? Que importância tem para a nossa vida? Algum dia deu sua vida para nos salvar? Com certeza, não, mas, com certeza também, já levou muitas pessoas a se endividarem porque entraram no embalo de suas renas e compraram mais do podiam pagar.

Na anunciação do nascimento de Jesus, foi-lhe atribuído um nome Emanuel, que traduzido é Deus conosco. Ora, então deveríamos saber, desde sempre, que Jesus representa a presença de Deus no nosso meio, através do cumprimento da Palavra. Não foi à toa que João, o evangelista, escreveu “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Verbo significa Palavra, que se transformou em ação pela vida de Jesus e que continua sendo ação pela nossa vida, seguindo os passos de Jesus.

Qual a importância do Natal para nós? Se pensarmos com a Palavra, entendemos que Jesus só fez amar a todos e até deu sua vida por esse amor. Sua recomendação foi que continuássemos suas obras de amor, então temos que amar, como compromisso que temos quando aceitamos viver nossa vida de conformidade com Jesus. Isso remete a confraternização de pessoas, de irmãos

Só faz sentido o Natal se pensamos assim: é uma oportunidade de exercitarmos nosso compromisso com o Senhor Jesus, de estarmos reunidos e próximos uns dos outros. Numa visão mais prática, vemos que se temos que amar ao próximo, podemos começar pelos mais próximos, os nossos familiares e amigos e estender esse amor aos mais de longe. Por isso, é muito válida a idéia da confraternização como forma de comemorar a data do aniversário do nascimento de Jesus. Mesmo que o dia certo seja uma incerteza.

Comemoramos seu nascimento, que foi real, e nos alegramos por estarmos seguindo seus passos, amando nossos semelhantes como a nós mesmos. Não foi isso que Ele ensinou? Não é essa a Palavra?

Sei que você, meu irmão querido, que está lendo essa mensagem, tem refletido nisso e concorda comigo. Vamos dar valor a quem tem valor e como valeu a vida de Jesus, entregue por nós! Deixe que o Papai Noel seja apenas esse velho ultrapassado e capaz de pronunciar uma única palavra em toda a sua vida: How!!! How!!! How!!!

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 25/12/2008
Reeditado em 21/12/2012
Código do texto: T1352771
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.