FELICIDADE

Felicidade.É algo sobre o qual pensamos bastante nesta época.No limiar do novo ano,desejamos uns aos outros um Feliz Ano Novo,na esperança de que o ano traga aos nossos entes queridos motivos de felicidade.Mas o que será que é necessário para tornar um ano novo Feliz,Saudável,Suscetivel,Harmonioso,e com muito crescimento individual?

Definir a felicidade é quase impossível.Procuremos então uma definição negativa.Se conseguirmos determinar o que a felicidade não é,talvez sejamos capazes de compreender o que significa ser feliz.

Em primeiro lugar,a felicidade não é possuir uma porção de coisas.Nós vivemos numa sociedade impregnada de um espírito exacerbado de competição no que tange a aquisição de bens.Quanto mais,melhor.Mas se fosse esta a receita da felicidade não haveria tantos infelizes entre ricos e poderosos.Tampouco haveria pessoas simples e felizes.

A felicidade não resulta de casas faraónicas ou carros importados ou pele ou jóias.Pelo contrário,lemos no talmud,que aumenta suas posses,aumenta suas preocupações.A felicidade não depende de uma multiplicidade de bens,quem possuir dois automóveis não tem o dobro de felicidade de quem só tem um carro.Felicidade não é sinônimo de luxo nem de conforto material.

Em segundo lugar,a felicidade é frequentemente confundida com divertimento,mas existe uma vasta diferença entre os dois.Entreter-se com distrações,por mais agradável que sejam,não leva a verdadeira felicidade.Quem viaja a lugares distantes e exóticos,na esperança de encontrar a felicidade,está fadado a decepção.Porque,ao chegar a Tiberiades,ou Tanzania,ou Tibet,ou Taiti,descobre que levou consigo toda sua bagagem de michigas que torna infeliz.Fugir dos problemas não traz a felicidade.

Tão pouco provem a felicidade do prestígio,do sucesso ou da reputação.Podemos ser famosos e conceituados e,mesmo assim,continuarmos frustrados,insatisfeitos,infelizes.

Bem,então já sabemos o que a felicidade não é,Mas o que é a felicidade?Qual é o segredo da felicidade?Como podemos fazer deste ano novo um ano realmente feliz?

Algumas Sugestões:

Primeiro,parar de correr atrás da felicidade.O grande paradoxo da felicidade é que a encontramos quando não procuramos.Quanto mais caçamos a felicidade,mais ela foge do nosso alcance.Buscar a felicidade é inútil.

Vejam bem,não há nada de errado em querer ser feliz.Errada é a nossa insistência,aquela idéia fixa de que temos que ser feliz,o direito de ser feliz,o direito de ser poupados das difilculdades e das desilusões.Quem disse que temos de ser feliz? muita gente acredita que a felicidade resulta da ausência de sofrimento,e que uma pessoa feliz é aquela que não tem problemas.A vida machuca a todos nós.Perdemos entes queridos,sofremos mágoas em nossos relacionamentos,fracassamos em nossos objetivos profissionais.A ausência de dor é uma condição desnecessária para a felicidade.Se fosse todos nós sonhariamos em ser vegetais,pois os vegetais não sentem dor,ou quase não sentem.

Quedas acontecem na vida de qualquer um.Feliz não é aquele que nunca leva um tombo.Feliz é aquele que levanta,sacode a poeira e dá a volta por cima.E preciso ter fé e coragem para ser feliz.Este é o segundo pré requisito.

A terceira e última sugestão para fazer do novo ano um ano feliz,não se perguntando:

"Será que sou feliz?" Um bom passo em direção a felicidade é manter-se ocupado,na loja ou em casa,no escritório ou na cozinha,em nossa profissão,no trabalho voluntário,na sua igreja,na sinagoga ou na comunidade.A felicidade não é um subproduto da realização,um estado de espírito que resulta de perceber seu próprio valor.

Experimente parar de pensar na felicidade e se dedicar inteiramente a suas tarefas cotidianas.E bem provável que você descubra que se sente imensamente feliz.

Um jornal de Londres oferteceu um prêmio a pessoa mais feliz da cidade.Foram três os vencedores:um artesão que trabalhava assoviando,uma jovem mãe que cantarolava a noite,depois de dar banho ao seu bebé,e um cirugião que sorria ao terminar uma operação bem sucedida.Estes três individuos não estavam buscando a felicidade,estavam totalmente absortos em suas tarefas.Através do ato de fazer com amor seu trabalho cotidiano,eles abriram a porta da felicidade e ela entrou de mansinho.

Uma pessoa produtiva geralmente é feliz.Quando a gente não tem o que fazer,a cabeça se enche de minhocas e a gente fica infeliz.Se vocês ouvirem alguém reclamando:"Eu ando tão ocupado,não tenho tempo para nada!",deve ser alguém muito feliz.

Meus amigos.em vez de desejarmos uns aos outros um feliz ano novo,vamos tomar a decisão de tornar nossa vida compensadora-neste ano e em todos os anos vindouros.

VAMOS COMEÇAR O NOVO ANO COM A CERTEZA DE QUE VIVER VALE A PENA.

(Rabino Henry I.Sobel)

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 17/10/2009
Código do texto: T1871574
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.