O MELHOR DOS PRESENTES...

Ave Maria em latim

Vocês podem perguntar por que Ave Maria em latim? Uma língua morta, enterrada há tantos séculos? E eu lhes responderei: apenas uma curiosidade linguistica, literária, científica!! Ontem , lendo a revista Veja desta semana, um artigo falava sobre o efeito da respiração lenta e profunda na saúde e nosso bem-estar, bem como no tratamento de inúmeras enfermidades. E vocês hão de me perguntar: onde está a Ave Maria? E eu lhes respondo: no centro de tudo, literalmente! Segundo um cardiologista italiano, Luciano Bernardi, após um estudo na Universidade de Pavia, a oração , em latim, lida em voz alta, tinha efeito calmante sobre os fiéis. Ele constatou, que isso não tinha relação direta com a fé do indivíduo, mas, sim, com o ritmo da respiração exigido pela métrica da oração. Para pronunciar cada frase inteira e respirar os intervalos, é preciso baixar o número de inspirações/expirações para seis minutos, um terço do ritmo normal. Esse ritmo respiratório reduz a frequência cardíaca e baixa a pressão arterial.

Interessante descoberta, agora, é ressuscitar o latim, decorar a Ave Maria e iniciarmos a oração DIARIAMENTE. Estaremos não só cuidando de nossa espiritualidade, mas, sobretudo, de nossa saúde! Um ótimo presente de Natal , vocês não acham?

Feliz Natal,

Benvinda Palma

Ave Maria em latim

Ave, Maria, gratia plena,

Dominus tecum;

benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus ventris tui, Jesus.

Sancta María, Mater Dei,

ora pro nobis peccatoribus

nunc et in hora mortis nostrae.

Amen.

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 08/12/2009
Reeditado em 08/12/2009
Código do texto: T1966404
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.