Imagem: Adoração dos Magos - Gil de Vicente


Natal do presente e da saudade

 

O Natal é a festa da alegria, do renascer e da saudade. A alegria que se renova a cada ano. No Natal as luzes acendem nos mastros da natureza, nos candelabros mágicos da vida e nos corações humanos.

No Natal celebramos a vida. Mas, a vida não nos pertence. A vida é um dom de Deus, a manifestação máxima da natureza e, a natureza é cíclica. 

Dentro do ciclo da natureza, o Natal tem um significado especial para as crianças. Elas vivem os sonhos e as fantasias dentro de um só universo.

O Natal é um culto ao nascimento. Uma festa das crianças, a festa do Deus menino.

Na sua inocência, vivendo o mundo da fantasia, a criança acredita que ela e o Deus Menino são a mesma pessoa. Nesse espetáculo maravilhoso um cândido membro da platéia se sente no papel do artista principal.

Esse belo espetáculo do Natal se renova a cada ano. A criança de hoje será o adulto de amanhã; nós, os adultos de hoje, somos as crianças do passado. Por que somos a crianças do passado? Porque carregamos conosco a saudade.

A criança, com o passar dos Natais, vai perdendo a fantasia, vai ganhando a realidade, com a nova realidade e com o passar do tempo surge a saudade.

 A saudade não é viver o passado. A saudade é a oportunidade que temos de retroceder no tempo e reviver as fantasias de outrora. A saudade serve para valorizar o ausente e o perdido.

O Natal é renascimento e renovação. O Deus Menino nasceu apenas uma vez, mas, Ele renasce a cada ano no Natal para que a vida se renove.

Com o renascer temos a oportunidade de manter vivos os sonhos e as fantasias. Aliás, sonhar é viver e as fantasias amenizam o tranco seco da realidade.

A renovação nos faz entender o ciclo da vida e ameniza a dor da saudade. No passado nós éramos as crianças que curtiam as fantasias do Natal junto aos nossos pais e avós. Hoje curtimos o natal com nossos filhos e, muitos privilegiados pelo tempo, com netos e bisnetos.  

O Natal celebra o maior de todos os espetáculos: A VIDA. O nascer para a vida, o renascer para viver melhor e o renovar para que a vida continue...

Desejo aos meus amigos(as) e leitores(as) Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!