Natal abrace todos os dia

Todos os anos nós repetimos, algo que nos emociona, alguns se emocionam mais outros menos. Só sei que em vários lugares pessoas estarão comemorando essa data, uma parte como aniversário de nascimento de Jesus Cristo, mesmo que a data seja oficialmente pela história seis de janeiro.

Quando vejo datas como essa, não consigo deixar de lembrar-se daquelas pessoas que estão vivendo nas ruas, ou mesmo em lugar de risco, abandonadas a própria sorte.

Lembro daquele velho amigo de família que fora despejado do lar por sua mulher e está a deus dará sem lugar para ir nessa noite tão sublime. Enquanto o consumo vira o foco principal das pessoas que imaginam que não devem ir à casa de outra pessoa sem um presente na mão.

Maior presente do que uma amizade sincera é mesmo difícil de encontrar, contamos nos dedos das mãos pessoas que nos olham sem interesse algum.

Preocupo-me também no que virá a pós essa noite de véspera de natal, será que amanhã as pessoas continuarão solidárias aos seus semelhantes?

Outra pergunta me vem a mente e aqueles que estão em penitenciarias, manicômios, como será para eles esse natal? Alguns até estão no corredor da morte, esperando a hora da injeção letal, ou mesmo do choque elétrico que vai parar e cessar talvez uma vida conturbada de desencontros e falta de amor diário e não somente em uma noite de natal.

Hoje será uma noite maravilhosa, vou cear na casa da minha irmã, junto com pai, mulher e cunhado e alguns conhecidos, essa ceia beberei umas cervejas, juntos sei que meu pai irá contar piadas, meus irmão pequenos vão correr pela sala e minha mulher conversará muito com minha irmã, além de meu cunhado ficar sentado calado em algumas vezes trocará ideais com meu irmão professor.

Hoje a noite será também realizada a ceia na casa da minha tia Vera, festa de natal tradicional que desde muito tempo perdeu o sentido, desde que era pequeno e tínhamos o amigo secreto e nós parecíamos mais do que parentes. O tempo foi passando, primeiro minha avó morreu e os natais seguintes foram de apenas pensarmos nela. Ai depois veio meu avô, que adorava contar estórias engraçadas.

Mesmo apesar de tudo, desejo a todos vocês amor diariamente e que possam ser menos capitalistas, mais humanos, menos orgulhosos e que lembrem que o natal não é só olhar para Cristo e adorá-lo, mais olhar para o lado e amar o irmão e assim mesmo.