Jesus-menino... CRESCEU... e VIVE ! (republicação)

O nascimento

No capítulo um do Evangelho de Mateus inicia-se a história sobre a vida de Jesus.

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.

Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”

Nesta época, o rei Herodes tinha ficado alarmado por causa do nascimento de Jesus e fingindo querer adorá-lo também pediu aos magos que localizassem o menino e depois viessem ter com ele.

A visita dos magos

”Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.”

(...)

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”

Os magos foram advertidos em sonho para não voltarem à presença do rei Herodes e seguiram, portanto, por um outro caminho à sua terra natal.

Em sonho, um anjo do Senhor apareceu à José e disse para que ele tomasse Maria e o menino e fossem para o Egito, pois o rei Herodes pretendia matar a criança.

O rei ficou enfurecido porque os magos o iludiram e mandou matar todos os meninos de Belém e arredores.

Passado algum tempo, morreu o rei Herodes. Um anjo do Senhor disse a José, em sonho, que voltasse com a família para a cidade de Nazaré, pois o filho seria chamado Nazareno.

A apresentação de Jesus no templo (Lucas 2:22)

Jesus foi levado à Jerusalém, no templo, para ser apresentado ao Senhor, conforme a Lei de Moisés, e para serem cumpridas todas as demais ordenanças da Lei, retornando depois para Nazaré.

“Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.”

Quando Jesus completou 12 anos foi participar com os pais da Festa da Páscoa, segundo a tradição de seus pais. Acabados os festejos, regressaram para casa, juntamente com os companheiros de viagem. Os pais perceberam que o jovem não havia regressado com eles e voltaram imediatamente ao templo. Três dias haviam se passado sem que os pais o tivessem encontrado.

Quando o encontraram,ficaram maravilhados, pois o jovem estava no meio dos doutores da Lei, pregando a eles. A mãe lhe disse: “Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?”

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

A pregação de João Batista (Mt 3)

João pregava o batismo do arrependimento para remissão dos pecados, nas águas do rio Jordão e testemunhava a todo povo que Jesus viria para trazer Salvação a toda humanidade.

“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas, aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

O batismo de Jesus (Lucas 3:21)

Jesus também foi batizado por João Batista nas águas do Jordão e quando orou, os céus se abriram e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de pomba. Dos céus ouviu-se uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”

O início do ministério e a tentação de Jesus (Lucas 3:23)

Nesta época, Jesus tinha cerca de 30 anos. JESUS... HOMEM... FOI BATIZADO!

Após o batismo, ele foi guiado até o deserto, pelo Espírito Santo, por 40 dias, em jejum, para ser tentado pelo Diabo. JESUS... HOMEM... VENCEU! Vencidas as tentações, apartou-se dele o Diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.

A missão (Lucas 4)

JESUS... HOMEM... tomado pelo poder do Espírito Santo volta para a Galiléia e começa a sua missão na terra. Vai até Nazaré, cidade em que viveu e lá é rejeitado.

Muitos cristãos pregam a Palavra dentro de seus lares e são mal vistos pelos familiares, são rejeitados por eles. Jesus vivenciou isso, segundo consta no versículo 24 “De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra.”

E Jesus fez muitas curas, muitos milagres, pregações, ensinamentos... ensinou a amar de verdade: “Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.”

(...)

“Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. “

A vitória

Jesus-menino... CRESCEU... obediente à Deus... tornou-se um HOMEM FORTE... PODEROSO... INVENCÍVEL!

JESUS... HOMEM... IMACULADO... PREGOU A VERDADE DO REINO DE DEUS... TEVE COMPAIXÃO PELAS VIDAS... CUROU... FEZ MILAGRES... TESTEMUNHOU PELO ESPÍRITO SANTO... RESSUSCITOU MORTOS... EXPULSOU DEMÔNIOS... TROUXE LUZ AO MUNDO... FORMOU DISCÍPULOS... ENSINOU O AMOR INCONDICIONAL... FOI À CRUZ DO CALVÁRIO... NÃO MURMUROU... MORREU PELA HUMANIDADE PECADORA... DERROTOU SATANÁS... VENCEU!!!... RESSUSCITOU!!!... CUMPRIU A VONTADE DE DEUS... ENVIOU O ESPÍRITO SANTO...

... ENSINOU O SENTIDO DO VERDADEIRO NATAL... COMEMORAR TODOS OS DIAS O NASCIMENTO... A MORTE... A RESSURREIÇÃO... A VIDA!

JESUS-HOMEM VENCEU E... VIVE !!!

Amado, a minha oração é para que você tenha muita Paz, juntamente com os seus, e que no seu coração haja a lembrança do ensinamento dado pela Palavra, do verdadeiro sentido do Natal. Amém!

Um grande abraço,

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 18/12/2011
Código do texto: T3395315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.