O Bom Nicolau e o Verdadeiro Natal

O BOM NICOLAU E O VERDADEIRO NATAL

Jorge Linhaça

Reza a lenda que Nicolau de Mira era um sacerdote caridoso, na Turquia , e que era conhecido pelo fato de auxiliar aos pobres

depositando bolsinhas com moedas de ouro ou prata nas chaminés das casas dos necessitados. Claro que ,como não poderia deixar de ser, isso entre outras ações do sacerdote lhe causaram problemas com a cúpula da Igreja, embora ele, assim como o nosso Padre Cícero, tenha se marimbado para isso e continuado a apascentar seu rebanho. Claro que depois de alcançar notoriedade, assim como Francisco de Assis, todas as sanções foram suspensas e hoje é considerado Santo.

Bem...Nicolau é considerado a inspiração do nosso conhecido Papai Noel, desde a década de 30 vestido com as cores da Coca-cola, numa das maiores sacadas publicitárias de todos os tempos.

Papai Noel incorporou-se de tal maneira ao Natal que para muitos tornou-se a figura de referência dessa data, o que tem rendido boas discussões sobre o assunto.

A verdade é que embora o bom velhinho seja uma figura considerada simpática, não passa de um estereótipo europeu. Se isso é realmente nocivo ou não eu não pretendo discutir aqui mas que é inquietante que as figuras "boazinhas" sejam sempre brancas e de olhos claros, lá isso é.

Por outro lado, o Natal, tirando-se a parte comercial do mesmo, pouco tem a ver com o Papai Noel.

Antigamente era quase impossível se entrar em uma casa na época do natal e não se deparar com um presépio, fosse ele singelo ou luxuoso, dependendo das posses de cada um.

Ao lado dele, a árvore de natal onde se estipulou que os presentes deveriam ser depositados já que não temos chaminés para pendurar as meias e hoje em dia ninguém se arrisca a por o sapatinho na janela...rsrsrs

O Presépio é uma representação didática do que significa o natal...montar o presépio com as crianças é uma maneira de manter viva na memória a lembrança e o respeito pelo nascimento de Cristo; é uma oportunidade de, ludicamente, ensinar valores cristãos aos nossos filhos ou netos ou sobrinhos ou quem quer que seja.

Ao mesmo tempo nos dá a oportunidade de refletir sobre o amor ao próximo, sobre o partilhar dádivas, inspirados pelos reis magos.

Vi alguém, em uma entrevista, creio eu, dizer que quando era pequena, ela e seus irmãos recebiam 3 presentes de natal cada um ( obviamente uma referência aos "3" reis magos ) e que, depois disso eram levados pelos pais até a casa de crianças mais pobres às quais elas deveriam presentear com um dos brinquedos recebidos.

Se isso fosse uma prática corrente nos dias de hoje, se mais pais ensinassem aos seus filhos a partilhar do que receberam dessa maneira, por um lado teríamos mais crianças felizes por receber presentes e por outro lado, crianças menos egoístas e individualistas que irão se tornar adultos cada vez mais preocupados com o acúmulo de bens matérias a qualquer custo.

Resgatar o verdadeiro significado do Natal é um desafio que se nos apresenta de forma contundente.

Alguém aí já viu alguma decoração de Natal nos Shoppings ou grandes lojas que inclua no mínimo uma representação da sagrada família?

Eu só vejo oficinas e casas do Papai Noel, árvores de natal gigantescas, renas e trenós... presentes gigantescos em grandes laços de fita...tudo num puro e mágico apelo comercial.

Para muitas pessoas o natal é apenas fazer compras, gastar , gastar, distribuir presentes, ceia de mesa farta...mas o verdadeiro significado vai-se perdendo no tempo...os hinos natalinos vão sendo substituídos por hits da época...os próprios corais de natal hoje entoam mais sucessos da MPB do que canções que remetam ao nascimento de Cristo.

Coisas para refletirmos...

Um Feliz Natal a Todos...

Que Cristo renasça em nossos corações e que mantenhamos viva, dentro de nossas mente e de nossos corações a lembrança e a compreensão do verdadeiro significado desta data.