Vem Chegando o Natal

Vem Chegando o Natal

Jorge Linhaça

Vem chegando o natal, as estradas cheias de carros, levando famílias para a reunião anual em algum lugar.

Shoppings e lojas apinhados de pessoas fazendo as compras de última hora.

Crianças, jovens e adultos sonhando acordados diante das vitrines.

Filas imensas nas casas lotéricas, vendendo a esperança do gigantesco prêmio da Megasena da virada.

Luzes de natal ponteiam as casas, as ruas e o comércio das cidades.

Parece haver um papai Noel em cada esquina, com sua roupa vermelha , como que recém saído dos caminhões de uma famosa marca de refrigerantes

Canções natalinas, aos poucos vão invadindo nossos ouvidos, disputando espaço com a música do “esse cara sou eu”.

Em breve as novelas apresentarão suas festas de natal, servindo de desculpa para a divulgação de um ou outra marca milionária que estampará seu nome em vários presentes.

Do outro lado da linha do trem, milhares de pessoas pouco tem o que sonhar com esta data. Talvez um “ panetone” seja a sua única “ceia de natal” acompanhada de alguns litros de refrigerante e da contumaz cerveja.

Poucas serão as casas onde o aniversariante terá vez, relegado a um segundo plano ou simplesmente esquecido como em todos os anos.

A TV se ocupará de reprisar files sobre o papai-noel e quase nada nos fará lembrar que neste dia se comemora a natividade.

Seja de que maneira for, desejo que neste Natal vossos lares se encham de paz e harmonia. Que a alegria não seja estragada pelos conhecidos excessos de um ou outro e que, em algum pequeno instante, possamos todos nos lembrar que Cristo nasceu para trazer paz, amor e harmonia aos homens.

FELIZ NATAL!

Salvador, 22/12/2012