" O que é o Natal ?

" O que é o Natal ?

Nesse dia você pode sair e comprar vários presentes, para várias pessoas que você considere importante. Você pode preparar as coisas mais gostosas para comer a noite, e reunir as pessoas que convivem com você para compartilhar esse momento. Mas, o que é o Natal ? Você poderia me responder dizendo que é uma festa, feriado, com significados religiões e espirituais, um dia importante para ter quem ama por perto, encontrar gente que no ano todo você não viu, os parentes que moram longe, e os parentes que moram perto, porém são distantes. E nesse único dia as diferenças não existem, é abraço aqui, é abraço lá... E todo mundo está bem, sua prima casou, seu tio comprou aquele carro que passa na TV, sua vó ganhou mais alguns bisnetos. Uma centena de novidades repetidas, e assim a noite vai embora. Mas o que é o Natal?

Sempre me questionei sobre o verdadeiro sentido desse dia. Penso que não podemos resumi-lo, a comida, presentes, bebidas e parentes. Pois presente, podemos dar qualquer dia do ano, comidas gostosas nós podemos fazer lá também sem época, e bebida pelo menos uma vez na semana acordamos de ressaca, e parentes a maioria você acha um porre mesmo.

Acredito que o significado do Natal é algo mais profundo, até mais do que um simbolismo religioso. Penso que o Natal está nos gestos, um ato, até mesmo um sorriso. O Natal é produzir felicidade, fazendo outra pessoa mais feliz, condicionar o bem ao próximo como se esse próximo fosse você, perdoar, apertar a mão, abraçar, dar atenção, coisas que alimentam a alma. Sei que é só um dia, sei que é muito pouco para necessidade humana, mas perceba se por um dia você faz algo tão legal com alguém, isso torna você inesquecível. E com certeza aquela pessoa que foi privilegiada com seu gesto, fará para outra pessoa que esteja bem pior, e até mesmo em outra época, produzindo uma corrente.

O Natal é isso, o nascimento do bem que vai crescer durante os dias do novo ano, até se perder e chegar o Natal de novo. O Natal é também renascimento daquilo que existe em você, daquilo perdemos com o tempo, que desgastamos com as decepções, que desencontramos pelo caminho. O que é o Natal? É simplesmente a materialização do bem produzido por cada um de nós.