NATAL, DE NOVO NATAL...

Lêda Torre

O Natal chegou em todos os cantos do planeta. É aniversário. O aniversariante é o homem mais importante da Terra. Ele se chama Jesus Cristo. E eu o amo. Amo-o com todas as forças do meu ser. E acredito ser amada por Ele com muito mais intensidade. Ele me amou primeiro.

Chegou de novo o natal, todo ano é a mesma coisa para muitos: festas, ceias, amigos invisíveis, família, igreja, troca de presentes, um pedido de casamento, porém, muitas vezes, não realçam contudo, seu verdadeiro sentido, sua doçura, seu encantamento.

Nessa época há muitas lendas, tradições, interpretações, experiências, saberemos de muitos fatos, muitas histórias dessa época, marcas que ficarão para sempre nas nossas mentes, nos nossos corações. Parece, mas todo ano é diferente...

O nascimento de JESUS CRISTO é um marco no calendário cristão. A data em que ele nasceu ao certo não importa, pois há muitas especulações acerca desse fato. Embora seja assim, é melhor confirmar na Bíblia, a palavra de Deus. Veja-se em Mateus e Lucas, os evangelhos, que o príncipe da paz nascera entre 6 a.C e 4 a.C.

A universalização do natal, assim tornou-se. A palavra “Natal” quer dizer “nascimento”. O dia 25 de dezembro foi declarado feriado aqui no Brasil, pelo Decreto nº4.497 de 17 de janeiro de 1922, pelo então presidente da República Epitácio Pessoa. É uma festa fixa no calendário litúrgico e civil.

Voltando um pouco mais atrás, em 111, a celebração do nascimento de Jesus Cristo era considerada costume pagão. Os primeiros vestígios desta festa se deu no Egito em 20 de maio do nosso calendário ou 19 ou 20 de abril do calendário judeu. Para Cipriano foi em 28 de março e, para outros foi em 6 de janeiro quando os reis magos presentearam-no.

No oriente era festejado naquela época, como a Festa da Epifania. Enfim, são tantas as especulações; mas nem por isso o Natal deixa de chegar todo ano com sua beleza, suas lembranças, seu encantamento, o sentimento e o clima de amor e paz e, sobretudo a principal Festa do Cristianismo no planeta.

Algumas curiosidades: é em relação ao nome de duas cidades cujo nome tem a ver com o natal. Uma, é que no dia 25 de dezembro de 1599, foi fundada no Rio Grande do Norte, a cidade que hoje é sua capital. Em 25 de dezembro de 1615, Francisco Caldeira Castelo fundou no estado do Pará, a cidade de Belém, também sua capital até hoje. Outra curiosidade é que na cidade de Belém no Pará, existem duas festas natalinas. A primeira é em 12 de outubro, chamada de “Círio de Nazaré e a outra é em dezembro mesmo, em 25.

Essa universalização do Natal, a diversidade de opiniões sobre a data certa, se manifesta através dos séculos e, com a incorporação de símbolos, lendas, tradições, se alastram pelos países a fora. Contudo, o mais importante mesmo é que no natal todo mundo está imbuído de um sentimento forte de compaixão, de amor pelo semelhante, e temos que compreender que tamanha é a importância do nascimento mais célebre da terra, foi por uma boa causa: veio ao mundo o seu Salvador, chegou todo dia para salvar o homem do próprio homem, das suas próprias ambições, dos seus próprios pecados.

_________São Luis, 25/12/2012___________________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 26/12/2012
Reeditado em 28/12/2012
Código do texto: T4053349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.