MENSAGEM DE FIM DE ANO

Prólogo

Notáveis leitoras e leitores: Em 2013 tive suas atenções e dedicações às leituras de meus textos; seus reconhecimentos de meu esforço para superar limites, suportar dificuldades que não as desejei em momento algum. Por essa lealdade genuína, a todos, agradeço feliz.

Em 2014 e anos seguintes continuarei minha caminhada rumo ao desconhecido, mas com a certeza de que evoluirei porque já faz algum tempo que me sinto livre para investigar, descobrir e criar e essa é a prova maior da benevolência do criador.

SER PROFÍCUO E IMAGINOSO À BOA-FÉ

Pensar e imaginar é um exercício perene para quem, igual a mim, valoriza o amor próprio e não apenas a habilidade técnica para urdir textos técnicos e outros arrazoados, não menos congruentes, segundo os ditames da razão. Ser profícuo e imaginoso, com honestidade, respeito ao leitor e sinceridade, à boa-fé, requer critérios personalíssimos.

Fim de ano é época de reflexão, de avaliações, de planejamento, de desejos e pensamentos bons para nós mesmos e para os outros (Familiares, amigos e afins). Quando a gente para e pensa no que desejar para 2014, imediatamente a lista surge, cresce, e, de repente, damo-nos conta de que esse rol de desejos e expectativas tornou-se muito grande, gigantesco.

LISTA DE DESEJOS DE ALGUMAS PESSOAS (EU INCLUSIVE)

Ampliar ou reduzir o círculo de amizades nos blogs de relacionamentos sociais, sendo mais criterioso e extremamente seletivo; montar uma supermáquina – (PC); trocar o carro, reformar a casa ou apartamento; adquirir móveis novos e mudar o vestuário fazendo doações do que houver de mais antigo; continuar praticando esportes regularmente; ser mais tolerante; viajar; estudar outros idiomas ou aperfeiçoar os conhecimentos profissionais; comprar novos livros, ler mais etc.

Algumas dessas opções são fáceis (Quase todas realizei). Outras, mais dispendiosas e por requererem análise criteriosa, estão em andamento. A realização de outros desejos são complexas por envolverem foro íntimo, isto é, autojulgamento, de acordo com a situação econômica, consciência própria e os critérios pessoais.

Mamãe Júlia (Que Deus a tenha) dizia com muita propriedade: "Cada um sabe onde o sapato lhe aperta". Quando alguém dizia para ela ou perto dela: "Sinto muito..." ela cochichava ao meu ouvido: "Mentira! Ninguém é capaz de sentir a dor alheia.". Minha autêntica mamãe felizmente ou não desconhecia a discrição, isto é, não possuía a qualidade de quem é comedido nos gestos, no falar, no comportamento.

PRIORIZAR É O SEGREDO DO SUCESSO

A maior dificuldade está em priorizar, na lista gigante, o que é mais importante! Olhando para que o fizemos, rapidamente vemos algo em comum em muitos dos tópicos que listamos: MUDANÇAS. Sim. Todos queremos mudanças! Não apenas nas nossas vidas e atitudes, mas, principalmente nos rumos de nossa nação no que diz respeito à política: Saúde. Segurança Pública. Moradia. Educação. Emprego.

Portanto, façamos deste fim de ano, do que representam as celebrações, e do ano novo que se avizinha, o ponto de partida de realizações, baseadas em ideais. De modo simples, sem ser simplório ou simplista, envolvamos nossas mentes e ATITUDES POSITIVAS na realização de todos os anseios, dos mais básicos, às realizações mais complexas e engajando as pessoas com as quais temos laços fortes de afeição, lealdade, admiração e respeito.

CONCLUSÃO

Se todos nós vivermos nossas vidas sem nos intrometermos nas ações dos nossos semelhantes (“VIVA E DEIXE O OUTRO VIVER”) certamente teremos mais tempo para priorizar nossas benfazejas atitudes e ações. Idealizando o amor, o trabalho, a família, os amigos e todas as relações interpessoais nas quais estivermos envolvidos obteremos sucesso em nossas aspirações.

NÃO BASTA DESEJAR. PRECISA TER ATITUDE E DETERMINAÇÃO

Quando enviamos uma mensagem de fim de ano para alguém sempre desejamos saúde, paz, prosperidade, alegria, sucesso, harmonia, equilíbrio, felicidade e tantas outras beatitudes que sempre constam dos votos de fim de ano, mas, para alcançarmos o verdadeiro sucesso de nossas expectativas temos que provocar as mudanças necessárias com atitudes firmes e determinadas. Não basta apenas desejar para que isso faça parte de nossas vidas.

Aos amigos e amigas estudantes e dispostos a se inscreverem nos inúmeros concursos de diversos níveis transmito um conselho (funcionou comigo em 1969): Estudar mais e dormir menos! Certamente 2014 será um ano especial e de excelentes realizações se soubermos priorizar nossas aspirações.

E, para não dizer que esqueci o principal refrão eis os meus mais sentidos desejos:

Sigamos em paz com nossas provações justas e necessárias! Não nos deixemos envenenar pelo sentimento mesquinho da inveja, da cupidez, da vingança, e, tampouco, pelo despertar dos instintos mais primitivos. Alimentemos as virtudes latentes em todo ser humano tais como: Fé, Caridade e Esperança (Virtudes teologais).

Enfim, desejo a todos que me prestigiaram com suas excelsas atenções, durante o ano de 2013, boas festas de fim de ano! Que sejam essas tertúlias e comemorações sem arrependimentos ou lamentações, prejuízos de ordem moral, familiar ou financeiro.