Carta para Pedro Henrique (final ano letivo)

Carta para Pedro Henrique (ao terminar o ano letivo)

Olá Pedrinho,

Finalmente chegamos ao final do ano. Vou guardar nas minhas lembranças o teu sorriso curioso e teu olhar castanho escuro e brilhante cada vez que eu trazia um assunto novo do seu interesse. Cada dia do nosso convívio foi muito interessante, pois como sua professora aprendi muitas coisas. Uma delas foi jogar aquele joguinho eletrônico que você jogava escondido no celular.

Você se lembra como foi à conversa que tivemos sobre o uso do celular na sala de aula? Eu não estava aborrecida, apenas queria que você desligasse, pois a matéria que eu estava explicando era para a prova do dia seguinte. Creio que você entendeu. Não era implicância minha como você pensava.

Após nossa conversa cheguei a casa e fiquei pensando porque você ficava tão ligado naquele joguinho e esquecia tudo. Falei com meu filho adolescente de dezesseis anos, e ele baixou o aplicativo com o tal joguinho. Confesso que eu achei uma bobagem, e fui experimentar. Gostei tanto que hoje sempre que posso jogo um pouquinho, porém com limites, Vida de adulto tem muitos compromissos que nem sempre podem ser adiados. O trabalho, em casa, a família. Para o joguinho sempre arranjo um tempinho.

Foi muito importante viver um pouco do seu universo através do joguinho eletrônico, pode parecer mentira, mas compreendi que muitas vezes, e talvez a maior parte do tempo de estudo, deveria incluir atividades que misturassem diversão com estudos. Isto é um plano que colocarei em pratica no próximo ano nas novas turmas que eu for lecionar.

Espero que você também tenha aprendido um pouco comigo. O relacionamento aluno e professor muitas vezes fica muito mecânico. Não temos muito tempo para cada aluno em especial. Ao cobrarmos resultados nas provas e testes não estamos pressionando, é o desejo de quem ensina obter sucesso. Sabemos que ensinar é um trabalho contínuo, que requer paciência, persistência e acima de tudo muita doação de si mesmo. Como seres humanos estamos sujeitos a falhas, e começamos a ver além de nós mesmos, quando sentimos a “turma”. Alguns alunos são pessoas chave para nos demonstrar essas falhas. Colocam-nos em situações inusitadas e nos fazem pensar em como é o mundo que vocês vivem com seus ideais, sonhos, esperanças, desejos de conquistas. Quando consigo compreender um pouco do universo dos meus alunos, tenho muita vontade de participar e tenho mais finalidade de passar minhas experiências. É como se uma porta mágica se abrisse naquele imenso desconhecido e eu sigo em frente.

Realmente um ano de estudos é muito cansativo e muitas vezes chato. Você ultrapassou e venceu. Isso é o que importa. Estudar, estudar, estudar. Para quê? Muitas vezes nos perguntamos.

Só posso dizer que acredito que somente através do estudo, podemos alcançar um futuro melhor. E assim termos condições de abraçar uma profissão que nos forneça a base para nosso sustento e um dia formarmos uma família.

Você tem ainda uma longa jornada pela frente. Desejo que você seja uma estrela brilhante. Que você consiga atingir seus sonhos e ideais e transforme o mundo num lugar com mais paz e amor.

Feliz Natal! Um ano novo repleto de coisas boas.

Meu abraço carinhoso e muitos beijos

Marta Kobayashi

Marta Kobayashi
Enviado por Marta Kobayashi em 30/11/2016
Código do texto: T5839831
Classificação de conteúdo: seguro