Sentimento de natal....

Natal.... sempre é festa..... alegria... encontros felizes...

Lembro-me de outros "natais"... quando criança...

Quanta diferença havia, não muito, claro... mas havia....

Roupa nova, sapato, algum presente de meus pais....

Uma celebração na igreja.... uma pequena ceia... algumas palavras de fé e carinho...

Todos juntos... reunidos... sorrisos misturando-se com o brilho das velas acesas... o piscar das luzes sobre o pinheiro a encantar aqueles olhares infantis... ingênuos... pueris...

Hoje penso no natal de outra forma.... vejo as luzes com outro sentido... melancólico talvez.... mas humano... não que perdeu-se a magia de antes.... um pouco talvez.... mudanças....

Aquelas crianças.... esses adultos.... crescidos.... comprometidos com a vida... a sua vida.... o olhar é outro... menos ingênuo.... mais cruel.... pesado...

Penso no natal dos pobres.... dos doentes que sofrem em casa ou nos hospitais.... nos mendigos dos sinais... aqueles que não damos caso.... nos marginalizados... excluídos de alguma forma de nosso meio... enfim, nos que sofrem.... choram.... morrem.... aos montes....

O sentimento de natal suscita-me isso...

Não queria ver as coisas dessa maneira... mas não consigo ficar indiferente ao meu mundo interior.... exterior...

O luxo... o glamour... o piscar das luzes passam... apagam-se.... sem dúvida, tudo nos encanta..

Eles continuam... no nosso meio... sofrendo.... morrendo...

Se ao menos percebéssemos eles com outro olhar.... mais humano...... seríamos mais humanos também....

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 23/12/2005
Código do texto: T89863