Budismo

Budismo

Romanos 1:25

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honram e serviram mais a criatura do que o Criado, o qual é bendito eternamente. Ame.

I – Introdução

Budismo – Fundado por Sirdata Gautama, mais conhecido pelo nome de Buda, que adotou mais tarde. Viveu no século XI, a.C.

Os paises que está manifesto em maior proporção - Ceilão, Tibete, China, Mongólia e Japão.

Religião oriunda do Bramanismo (diz deus único/mas obedecem a outros), fundada por Sirdata Gautama, representado por uma reação antiga contra a religião bramâmica.

A importância do budismo reside não apenas pelo fato de está fortemente enraizado na cultura dos povos orientais e de constituir, assim, a base da vida moral dentro de uma filosofia. Não precisando da Doutrina de Deus como um fundamento primordial. Desta forma os seus seguidores se justificam na sua própria paz interior, não precisando da Bíblia, e nem tão pouco de qualquer recomendação deixada por Jesus Cristo ou os seus apóstolos.

De certa forma eles imitam o cristianismo para confundir a mente da humanidade, apresentando as seguintes características.

• Negam a existência de deuses (Endeusam o Buda)

• Condenam a divisão da sociedade (vivem em Casta*), mas os seus seguidores descriminam aqueles que não os segue.

• Pregam uma resignação, a meditação, o amor ao próximo, o respeito às leis, a tolerância (esse princípios foram recomendados por Deus muitos anos antes de Buda existir.

• Condenam a ignorância, fonte de todas as desgraças e sofrimentos ( Romanos 6:23 – Porque o salário do pecado é a morte. Mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus).

o Obs. – Casta * s. f /1. Classe social distintamente separada das outras por diferença de riquezas, posição social / 2. Qualidade, natureza, gênero.

Buda, o fundador do budismo, era filho de um Rajá do Reino de Sequias; aos vinte e nove anos renunciou à vida de prazeres, poder e riquezas e tornou-se um monge. Ensinou que o homem é Nirvana (literalmente “soprar” ou “resfriamento” das chamas da existência; termo usado no budismo para indicar a libertação final do ciclo do nascimento, renascimento, por meio da extinção, que eles consideram ser suprema felicidade).

Epistola aos Hebreus 9:27

E, como ao homem está ordenado morrer uma vez, vindo depois disto o juízo.

Salmo 8:4

Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Buda morreu em 554 a.C, e uma doutrina foi redigida por seus discípulos ASOKA, ume dos seus mais importantes soberano na Índia, que reinou de 274 a 232 a.C. Empenhado em unificar toda Índia sob o seu domínio; converteu-se ao Budismo, reiniciou a guerra e tornou-se grande propagador da nova religião. Suas mensagens de amor e paz expandiram-se por toda Índia.

Conceito Bíblico

Êxodo 20:03

Não terás outros deuses diante de Mim.

Mateus 22:37

E disse Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Toda e adoração oferecida a imagens de escultura ou a deuses pagãos é um pecado mortal. Lamentavelmente, ainda existem milhares de pessoas que buscam subterfúgios em crenças hereges, que são um entrave para o crescimento material e espiritual das mesmas.

Podemos encontrar muitos que alienadamente trazem um vinculo de maldição que foi impostas pelos seus pais, continuando um ciclo de condenação que consome gerações futuras. Vejamos algumas crendices que estão expostas na atualidade.

1. Pirâmides decorativas nas estantes

2. Cristais para desmagnetizar o corpo do homem

3. Imagem de Buda para dar sorte

4. Imagem de elefante com a pata em cima de uma moeda para resolver as finanças

5. Fitas decorativas de determinado padroeiro no braço, para receber uma benção.

6. Mapa astral

7. Ciclo de vidas passadas

8. Búzio

9. Carta de tarô

10. Cartomancia

11. Necromantes

12. Missa por determinado evento

Enfim, se fossemos enumerar, certamente usaríamos todas as paginas na internet, com crendices que ferem a Santidade de Deus.

Chamo a sua atenção para lembrar que o Senhor só deixou uma Aliança que foi selada através do Sangue precioso de Jesus Cristo. Lembrando que Deus não leva ninguém à força para o céu. Mas, o diabo leva o pecador com toda violência para a condenação eterna.

A Bíblia é imperativa quando se refere às ações que levam o homem para a destruição, não deixando que ninguém se perca sem antes saiba o que cada um vai passas na eternidade. Vejamos alguns versículos que tratam do assunto.

I Timoteo 1:3-4

03 – Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina.

04 – Nem se dêem a fabulas ou genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificações de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

I Timoteo 4:7

Mas rejeitas as fábulas profanas e velhas, e exercita-se a ti mesmo em piedade.

II Timoteo 4:3-4

03 – Porque virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas tendo comichões nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

04 – E desviarão os ouvidos da Verdade voltando às fabulas.

Paulo foi enfático quando advertiu contra as doutrinas heréticas, especialmente o Budismo, que a Bíblia contextualiza contra quem segue e obedece a tais ensinamentos. Normalmente o homem natural deixa de acreditar na Verdade de Deus, para crê em todas as mentiras do diabo.

Existe um adágio popular que diz: “Não crê na Verdade de Deus, para acreditar em mil mentiras do diabo”.

No Antigo Testamento, o Senhor profetizou que acabaria o mundo com água; ninguém acreditou. Mas, um dia aconteceu. Na atualidade, o Espírito Santo, através da sua Igreja na terra, vive pregando que Jesus está voltando, e o povão continua desacreditando. Entretanto, a ciência e os demais campos tecnológicos estão prevendo que o universo passará pelo um grande evento.

Enquanto isso os que não receberam a Jesus Cristo, preferem ficar brincando de:

1. Yoga

2. Zen budismo

3. Holística

4. Acumptura

5. Meditação transcendental

Novamente o apostolo Paulo escrevendo para Tito, advertiu contra todos os que se apegam as praticas do paganismo, sem fala em uma religião tradicional responsável pela degradação moral e espiritual de uma grande parte das pessoas na face da terra.

Tito 1:14

Não dando ouvidos as fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

O apostolo Pedro endossa com grande autoridade pelo Espírito Santo:

II Pedro 1:16

Porque não fazemos saber a virtude e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo as fabulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.

Transcrevo o que foi citado por muitos pregadores:

a) Buda morreu e está na sepultura

b) Confúcio morreu e continua no seio da terra

c) Gandi morreu e ainda permanecer no chão.

d) Mas, JESUS CRISTO, morreu e ressuscitou ao terceiro dia para nos outorgar a vitória eterna diante do Pai Celestial. Isso é real, e não uma fábula como nas religiões profanas. Esse fato mudou a história de toda humanidade que estava esperando a condenação eterna. Hoje, os seguidores de Cristo podem cantar o hino da vitória.

Mas em contra partida, para os que são rebeldes ao Evangelho, e seguidores das fábulas orientais; diante de Deus não existe coitado, nem perdoe, porque uma grande oportunidade é outorgada durante a vida. E quando se parte para prestação de contas diante do Senhor, o único advogado que nos defende é Jesus Cristo o justo.

Romanos 2:11-12

11 – Porque, para com Deus não há acepção de pessoas.

12 – Porque todos os que pecaram sem lei, sem lei perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.

Em poucas palavras a Bíblia diz o seguinte: “Todos os que pecaram sem conhecimento da Palavra, sem conhecimento Dela serão julgados; e aqueles que pecaram tendo conhecimento, Neles serão julgados”.

Ponderando as Imagens

O homem é um ser estritamente religioso, que de uma forma geral quer está ligado a alguma coisa. Uma vez quando perdeu o elo com Deus no Éden, através de Adão, procurou ligar-se novamente. Conquanto, que não houve mais essa responsabilidade física de Deus para com a raça humana.

De imediato o homem passou a fazer imagens de esculturas para expressar a presença Divina. Mas, infelizmente ao invés de agradar ao Senhor, suscitou a sua ira.

Êxodo 20:4

Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Notoriamente, Deus não aceita esse tipo de ritual uma vez que o homem é inclinado a colocar objetos banais no lugar Dele. Toda ação espiritual deve ser entendida a luz da Bíblia e nunca com as filosofias de mortais que pecaram diariamente.

No Novo Testamento encontramos um caso clássico para o que estamos lendo agora. Foi quando o apostolo Tomé não estava no momento da primeira aparição aos seu seguidores; de forma que não acreditou.

Jesus por sua vez aparece novamente na hora que Tomé estava reunido com o Ministério, e fala:

João 20:26-27

26 – E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando às postas fechadas, e apresentando-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

27 – Depois disse a Tomé: Pões aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não seja incrédulo, mas crente.

Jesus Cristo, além de dar uma lição sobre o seu poder, também nos chamou a atenção para o Adjetivo – Crente, (Seja crente). Notoriamente, Ele nunca mandou alguém ser:

1. Budista

2. Espírita

3. Católico

4. Ateu

E sim, Crente.

Outro episódio foi à alusão: Bem aventurado aqueles que não viram e creram. Mostrando, que são felizes os que não precisam ver ou tocar qualquer imagem para sentir a presença Divina. Isso porque é através da Fé; um substantivo feminino que está a nossa disposição quando começamos a praticar confiantes em Cristo.

Um atleta está apto para determinado evento quando pratica horas e mais horas os exercícios que lhes são atribuídos. Assim acontece na vida espiritual de cada pessoa que crê em Deus, e vai aprofundando nesse relacionamento dando credito natural e sobrenatural a todos os eventos no mundo biológico.

Conheço uma historia que conta o seguinte.

Uma criança em certa ocasião fabricou um pequeno barco para brincar, logo depois foi para o mar para testá-lo. Entretanto, veio uma grande onda e levou aquele pequeno modelo para longe, deixando a criança abatida.

Com o passa do tempo, aquela pequena criança ao passear pelas ruas da sua cidade se deparou com o seu pequeno barquinho na vitrine de uma loja, e de imediato recorreu ao gerente do estabelecimento mostrando que aquele pequeno modelo lhe pertencia, mostrou até o seu nome gravado no casco do barco; e o administrado por sua vez se mostrou irresoluto, dizendo que comprou aquele modelo de um pescador e não poderia lhe devolver de graça.

Significava que a criança teria que conseguir algumas finanças para comprá-lo novamente. Porém, aquele jovem não se abateu; começou a trabalhar e juntar dinheiro para recuperar o que havia perdido; chegando assim, o dia em que já tinha o suficiente para comprar o que era seu por direito.

Ao chegar à loja de brinquedos, pagou o seu barco, e tendo em suas mãos começou a pular e a chorar dizendo: “É meu duas vezes, uma porque eu criei, a outra porque comprei”.

Deste modo acontece na vida daqueles se entregam a Jesus Cristo com fé. Ele se alegra dizendo: “É meu duas vezes, uma porque Eu o criei, e outra porque Eu o comprei com o Meu precioso Sangue”.

Epílogo

Se o homem reconhece-se o seu valor diante de Deus, não entraria no labirinto de duvidas e amargura que a maioria enfrenta.

Nós somos a coroa da criação de Deus, no qual temos acesso à faculdade do saber (somos inteligentes), e muitas vezes deixamos de render gloria e louvores ao Ser Divino que nos criou, para ficarmos diante de invenções humanas as quais levam a destruição eterna.

Com toda autoridade o apostolo João advertiu no Evangelho:

João 4:24

Deus é Espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade.

O Senhor não aceita que nada nem ninguém fiquem no seu lugar; a sua gloria Ele não entrega a outrem, pois é Deus:

Portanto, devemos está no “Centro da Vontade de Deus”, que é o lugar mais seguro do universo. Sabendo que Ele é Absoluto e não relativo. Devemos adorá-lo em Absoluto e nunca em relativo.

Jesus te ama.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://missaoamerica.googlepages.com