MEDITAÇÃO

09/01/2016

Cap. 2 e 3 de Apocalipse

Ap Cap 1.10-11

(João via e ouvia - sistema audio-visual = Revelação (Por inspiração João escreve o que viu), hoje buscamos iluminação para compreender o que foi escrito.

JOÃO - escreve para as sete igrejas.

Oração: "Abrir a mente e o coração para compreender o apocalipse."

As sete cartas para as sete igrejas da Ásia Menor. (Wilhiam Ramsey).

Igreja de Éfeso (31 até ao ano 100), João o último dos apóstolos.

Éfeso = Desejável - Pureza (Igreja pura no seu início, Pedro e Paulo no ano de 67 foram mortos os dois apóstolos, sendo Paulo decapitado e Pedro crucificado de cabeça para baixo, assim, com a morte de João encerra esta era. À destruição de Jerusalém no ano 70, aconteceu dentro do período de Éfeso. Também nessa época os judeus novamente escravizados construíram o Coliseu aonde pereceram vários cristãos por pregarem a mensagem do evangelho.

Igreja de Smirna - 10 dias = 10 anos de provação, o ano 100 vai até o período de 313. Diocleciano dominou do ano de 303 até o ano de 313, exatamente os 10 anos de provação, foram dez anos de perseguição aos cristãos, e só terminariam por causa da conversão de um imperador romano, chamado Constantino, ele viu no céu uma cruz e assim adota-a como símbolo do seu exército e torna-se cristão e assim assina um decreto - Edito de Tolerância de Milão, deixando de perseguir os cristãos e tornando a religião oficial.

Igreja de Pérgamo - Havendo o cessar da perseguição houve também uma acomodação dos fiéis em relação a fé e assim o inimigo passou a infiltrar na igreja e a mudar os costumes, adotando práticas pagãs, isto é houve corrupção na igreja, ainda que no meio houvesse fiéis verdadeiros como por exemplo Antipas que também acabou sendo um mártir por amor à verdade. Notadamente com o cessar da perseguição ao Cristianismo puro e verdadeiro, arrefeceu-se à fé e gerou o declínio da religião, assim, de 352 até 476 da nossa Era, tribos bárbaras invadiram o império romano e cai o último imperador ocidental, então foi escolhido um Bispo de Roma que seria o Pai de todas as igrejas e responsável por todas, advindo então o período Papal, assim, estabeleceu a supremacia Papal que durou por 12 séculos.

Assim:

Igreja pura (baseada na palavra de Deus somente)

Igreja impura (baseada em dogmas e doutrinas)

Igreja de Tiatira - de 538 até 1.517 (Quando foi levantado Martinho Lutero que dá início na reforma Protestante.)

Idade Média (Martinho Lutero em 1.517, pregou fortemente contra as tradições e costumes que fizeram dentro da igreja cristã, restabelecer que só a palavra de Deus é autoridade, o que hoje é a escolha que temos que fazer.

Igreja de Sardes - 1.798 (Fim da supremacia Papal, é a somatória de 538 + 1.260 = 1.798, culminou com a prisão do Papa Pio VI, pondo fim a supremacia Papal que durou por 12 séculos.

Igreja de Filadélfia - De 1.798 até 1.844.

22/10/1.844 (Guilherme Miller)

Igreja Laodicéia - De 1.844 até a volta de Cristo, é a sétima e última igreja, são os cristãos do último período, povo do juízo ou povo julgado, assim, o juízo final começou em 1.844, quando Jesus Cristo, entrou no Santíssimo e começou o juízo, está agora sendo nosso advogado enquanto a porta da graça permanece aberta e ao mesmo tempo fazendo juízo, está encontrando no mundo atual, uma igreja morna, isto é, a igreja da mornidão espiritual, hoje como em tempos passados, os homens seguem a doutrinas de homens e deixam de lado os mandamentos e a palavra de Deus, andam segundo os seus corações e assim caminham na escuridão, nem sabem ao menos aonde tropeçam, estão afastados dos caminhos e dos desígnios de Deus para a sua vida, estão longe de serem verdadeiros adoradores, não obedecem e nem santificam os mandamentos de DEUS.

De Vera
Enviado por De Vera em 09/01/2016
Reeditado em 10/01/2016
Código do texto: T5505533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.