Texto: Por que tenho medo de amar?

REFLEXÃO DIÁRIA: 28 DE JANEIRO DE 2016

Todos nós, em certa medida, suportamos as agonias da solidão, da frustração, da fome emocional e espiritual. De certo modo, esses sofrimentos derivam radicalmente dos fracassos no amor. A tristeza essencial desse sofrimento é que prende o foco de nossa atenção, faz com que nos preocupemos conosco. E preocupação consigo mesmo é um obstáculo intransponível para uma vida de amor.

Certa vez perguntei a um psiquiatra amigo meu: “Como você ensina as pessoas a amar?” Sua resposta foi um tanto surpreendente, para dizer o mínimo. Respondeu com outra pergunta: “Você já teve dor de dente algum dia? Em quem estava pensando durante a tortura de sua dor de dente?” O que ele queria dizer era claro. Quando estamos sofrendo, mesmo que sejam apenas as dores passageiras em um dente, estamos pensando em nós mesmos.

O psiquiatra continuou: “O mundo em que vivemos está cheio de sofrimento. E as dores que existem no fundo dos corações humanos à nossa volta não são como as dores de dente. Vamos para a cama com elas à noite e acordamos com elas de manhã. É um mundo cheio de sofrimento e, por isso, um mundo sem amor, este em que vivemos. A maioria dos seres humanos está tão voltada para si mesma pelo seu próprio sofrimento, que não é fácil mostrar amor pelos outros”.

_____________________

REFLEXÃO DIÁRIA: 29 DE JANEIRO DE 2016

Embora difíceis de aceitar, as cicatrizes psicológicas que adquirimos durante nossos primeiros sete anos acompanham-nos, de certa forma, pelo resto da vida. Nenhum problema psicológico profundo surge depois dessa idade, embora determinadas circunstâncias possam fazer essas cicatrizes e seu tecido piorarem ou se inflamarem mais tarde. O preconceito muito comum é que somos pessoalmente senhores de nosso destino e capitães de nossa alma; a verdade é que somos em grande medida moldados pelos outros, que, de forma quase aterrorizante, têm nosso destino em suas mãos. Somos, cada um de nós, o produto daqueles que nos amaram… ou que se negaram a nos amar.

Dois texto de Por que tenho medo de amar?

http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-29-de-janeiro-de-2016/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ParoquiaImaculadaConceicao+%28Paroquia+Imaculada+Concei%C3%A7%C3%A3o%29

http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-28-de-janeiro-de-2016/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ParoquiaImaculadaConceicao+%28Paroquia+Imaculada+Concei%C3%A7%C3%A3o%29
Enviado por J B Pereira em 30/01/2016
Código do texto: T5528165
Classificação de conteúdo: seguro