Primeiro lugar

Existem pessoas que se destacam diariamente, por serem diferentes, por terem um brilho especial e até mesmo por tomarem as iniciativas corretas.

Existe o dom que Deus dá, e existe o talento natural do ser humano que também vem de Deus. Nesse sentido há pessoas que cantam, tocam, escrevem, falam e se expressam muito bem, e outras que simplesmente não fazem nada bem, ou fazem razoavelmente. As pessoas que se destacam são perseguidas a todo instante por pessoas que gostariam de ser assim, mas não conseguem e simplesmente não são. Não se destacam.

Uma vez ouvi que "a mente é o palco das maiores batalhas" e é verdade. Essa guerra interior não para. O ser humano não consegue entender a si mesmo, como compreenderá seu próximo? Há pessoas que nos perseguem e até mesmo pessoas que se sentem perseguidas por nós. Além disso existem pessoas que não aceitam um segundo lugar ou ficar em segundo plano. Por isso perseguem, criticam, falam mal de pessoas que naturalmente se destacam.

Ouvi um sábio dizer: "_Nunca seja o primeiro lugar. Seja o segundo, mas não seja o primeiro. O primeiro lugar sofre muito, é muito perseguido". Concordo plenamente com esse pensamento. Não sei o porquê das pessoas agirem desta forma, mas elas agem assim.

Um dia assisti a uma palestra onde foi dito assim:_"Levante a mão se algum dia alguém falou mal de você, te perseguiu ou te fez sofrer". Todos os ouvintes levantaram as mãos. Em seguida o palestrante disse:_"Seja sincero agora: levante a mão se você já falou mal de alguém, por qualquer motivo." Novamente todos os ouvintes levantaram as mãos.O que aprendemos com isso?

As vezes nos colocamos na posição de vítima, de perseguido, mas fazemos o mesmo que o nosso "possível perseguidor" faz. Você já falou mal de alguém, acabou por difamar esta pessoa e mesmo que ela lhe tenha feito algum mal, o que você fez foi errado. Não somos vítimas de ninguém. Precisamos ser fortes e conscientes dos nossos atos. Precisamos pensar antes de falar, pensar antes de agir. Não podemos ferir as pessoas simplesmente por estarmos mais preocupados com nosso próprio umbigo...

Como conviver em um mundo assim? Somos feridos por alguém, mas precisamos admitir que por vezes ferimos alguém. Somos sensíveis em um mundo de insensíveis sim, mas as vezes você pode ser o insensível que está ferindo alguém.

Precisamos refletir. O que fazer?

Vamos fazer a nossa parte. Não falando mal e nem tão pouco ferindo. Vamos orar uns pelos outros pois no fim das contas somos todos irmãos. Não vamos fazer ao próximo o que não gostaríamos que fizessem conosco.

Muitas vezes nos sentimos cansados, exaustos de tantos problemas que enfrentamos diariamente, mas precisamos entender que o próximo também tem seus problemas, seus intempéries e que ele precisa de compreensão tanto quanto você. Vamos tratar bem uns aos outros. Conviver bem. Olhar a dor do outro como sendo nossa também e respeitá-la. Como nos ensina o maior mestre: "Amar o próximo como a nós mesmos".

Só assim conseguiremos conviver com mais harmonia.

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 28/02/2016
Reeditado em 12/04/2016
Código do texto: T5558302
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.