GUARDAR O CORAÇÃO

Provérbios 4:23 - Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Dois dos significado do que é guardar:

¤ Vigiar para defesa ou proteção.

¤ Ter cuidado em conservar seguro ou preso.

Coração para a ciência é o órgão que bombeia o sangue para todo o corpo.

Coração na Bíblia Sagrada é o espírito humano. É a verdadeira pessoa, que habita em um corpo.

O PROCESSO NECESSÁRIO

A medida que o espírito do homem (o eu) diminui, o Espírito Santo cresce.

Joao 3:30 - É necessário que ele cresça e que eu diminua.

É um processo necessário!

O 'eu' diminuindo.

Agora a vontade própria e os sentimentos não podem falar mais forte do que a Voz do Espírito que habita no seu corpo.

Este Espírito quer crescer em você; quer dominar o espaço que é dEle. Quer fazer a vontade do Pai.

O 'eu' está sendo recriado.

UMA NOVA CRIATURA

2 Corintios 5:17 - Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

SOB O DOMÍNIO DO ESPÍRITO SANTO

Romanos 8:9 - Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

A SEMENTE ESTÁ PLANTADA...

1 Joao 3:9 - Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

...ELA PRECISA GERMINAR

Lucas 8:15 - Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança".

UM NOVO ESPÍRITO!

Ezequiel 36:26 - Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

UM ESPÍRITO FIEL

Deuteronomio 30:6 - O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

Então, com um espírito novo, recebido depois do novo nascimento, não vou mais pecar.

Só que não!!!

É uma luta da carne contra o espírito.

Você ainda está em um corpo corruptível. Seu corpo ainda não foi glorificado.

Aí entra a necessidade de GUARDAR O CORAÇÃO.

Lembra?

Guardar=Vigiar=Proteger=Conservar Seguro.

GUARDAR O CORAÇÃO PELO QUE OUVE

Assim como a fé vem pelo ouvir, ouvir pela Palavra de Deus ( Romanos 10:17), pois os ouvidos são portas, tudo o que ouvimos entra no coração.

Temos então a responsabilidade de proteger, conservar seguro e puro o nosso coração.

Filtrando entre o que quero guardar e o que vou deletar.

Deixando o Espírito Santo ter o domínio sobre o meu corpo...Mas o 'eu' ainda está lá, 'eu quero, eu não quero, eu vou, eu não vou...'

ESPÍRITO × CARNE

O CONFLITO

Galatas 5:16-17 - Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

CORAÇÃO PURO...

Salmo 51:10 - Crie em mim, ó Deus, um coração puro. Coloque em mim pensamentos e desejos limpos e sinceros.

...VERÃO A DEUS

Mateus 5:8 - Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS

Atos 13:22 - Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.

CORAÇÃO OBEDIENTE!

CORAÇÃO FIRME!

CORAÇÃO CONFIANTE!

NÃO TEMERÁ MÁS NOTÍCIAS...

Salmos 112:7 - Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.

Assim foi o coração de Davi. Assim será todo coração justo, todo coração que tem fé, todo o coração que pratica a Palavra de Deus, todo coração arrependido, todo o coração que fizer o que O Coração do Pai manda.

O SEGREDO É OBEDECER...

1 Pedro 1:14 - Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

JESUS É O MODELO!

JESUS É O EXEMPLO!

CORAÇÃO SANTIFICADO

1 Pedro 1:15 - Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Tessalonicenses 5:23 - Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Juntando os significados de coração.

Ciência + Palavra de Deus

Temos: Coração é essencial para dá vida.

Uma vida em santificação é um coração guardado.

Proteja o seu coração...e terá uma vida abundante!

CORAÇÃO SENSÍVEL

VEJA, OUÇA, ENTENDA, SE CONVERTA E SEJA CURADO

Atos 28:27 - Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.

Amém!

Glória a Deus!

Rosi Candido

Rosi Candido
Enviado por Rosi Candido em 23/04/2016
Código do texto: T5613993
Classificação de conteúdo: seguro