Sabedoria

Nesse livro que se vê o desejo de Deus que vivamos em e com inteligência.

Porque eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina, a compreender as palavras que dão entendimento. A viver com disciplina e sensatez fazendo o que é justo, direito e correto. Ajudarão a dá prudência aos inexperientes. E conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhe der ouvido aumentará seu conhecimento. E quem tem discernimento obterá orientação. para compreender provérbios parábolas. Ditados e enigmas dos sábios. Eles serão um enfeite para sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.

Exortação à sabedoria

A sabedoria clama em alta voz, nas ruas ergue a sua voz, nas praças publicas, nas esquinas das ruas barulhentas, ela clama. Nas portas das cidades faz seu discurso: Até quando vocês inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência?

Vocês zombadores, até quando terão prazer na sua zombaria. E vocês tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Se acatarem a minha repreensão, eu lhe darei um espirito de sabedoria. E lhe revelarei os meus pensamentos.

Visto que desprezaram o meu conhecimento, não quiseram o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta. E se fartarão dos suas próprias maquinações.

Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá. Más quem me ouvir viverão em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal.

Meu filho se você aceitar as minhas palavras e guardar no seu coração os meus mandamentos, se der ouvido a sabedoria e inclinar o coração ao discernimento se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alta.

Se procurar a sabedoria como se procura a prata, e busca-la como quem busca um tesouro escondido. Pois a sabedoria entrará no seu coração. E o conhecimento será agradável.

O bom senso o guardará e o discernimento o guiara. A sabedoria o livrará dos maus, dos homens de palavras perversas. A sabedoria o fará andar nos caminhos de bem, e a manter-se nas veredas dos justos.

Como é feliz o homem que acha a sabedoria. O homem que obtém entendimento. Pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata, e rende mais que o ouro. É mais preciosa do que o rubis, nada do que se possa desejar se compara a ela.

Na mão direita a sabedoria lhe garante vida longa, na mão esquerda riquezas e honra.

O caminho da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas suas veredas são paz.

A sabedoria é arvore que dar vida a quem a abraça, quem a ela se apega será abençoado. Quando eu era um menino ainda pequeno em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: apeguem-se as minhas palavras de todo o seu coração, obedeça aos meus mandamentos e você terá vida.

Procure obter entendimento, não se esqueça das minhas palavras, nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria e ela o protegerá, ame-a e ela cuidará de você.

O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima a sabedoria e ela o exaltará, abrace-a e ela o honrará. Ela porá um belo diadema sobre sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor.

Assim quando você por ela seguir não encontrará obstáculos, quando correr não tropeçará. Apegue-se a instrução, não a abandone, guarde-a bem. POIS DELA DEPENDE A SUA VIDA.

Meu filho escute o que eu lhe digo, preste a atenção as minhas palavras. Nunca as perca de vista, guarde-as no fundo do seu coração. Pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.

Acima de tudo guarde a sua mente, os seus pensamentos e sentimentos pois dele depende toda sua vida. Afastem de sua boca as palavras perversas, fique longe dos seus lábios a maldade.

Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que estar adiante de você. Veja bem por onde anda e seus passos serão seguros. Não se desvie nem para direita nem para a esquerda. Afaste os seus pés da maldade.

A sabedoria estar clamando, o discernimento ergue a sua voz, nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca, ao lado das portas, a entrada da cidade, porta adentro ela clama em alta voz: a vocês homens eu clamo, a todos levanto a minha voz. Vocês inexperiente adquiram prudência e vocês tolos tenham bom senso. Ouçam pois tenho coisa importantes para dizer. Os meus lábios falarão do que é certo. Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios. Todas as minhas palavras são justas, nenhuma delas é distorcida ou perversa. Para quem discernimento são todas claras e retas para as que tem conhecimento.

Prefiram a minha instrução a prata, e o conhecimento ao ouro puro. Pois a sabedoria é mais preciosa que o rubis, nada do que se pode desejar compara-se a ela. Eu a sabedoria moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. Odeio o orgulho e a arrogância, o mal comportamento e o falar perverso.

Meu é o conselho sensato, a mim pertence o entendimento e o poder. Por meu intermédio os reis governam e as autoridades exercem justiça. Também por meu intermédio governam os nobres e todos os juízes da terra.

Amo os que me amam e quem me procura me encontra. Comigo estão riquezas e honras prosperidades e justiça duradoras.

Meu fruto é melhor do que o ouro do que o ouro puro, o que ofereço é superior a prata escolhida.

Ando pelo caminho da retidão, pela vereda da justiça, concedendo riquezas aos que me amam e enchendo os seus tesouros.