Campeão

Vi vim e venci. Esta é uma frase de um grande imperador romano; quando alcançou seu sucesso. Conta à história, que ele estava longe, quando percebeu uma possibilidade de vitória. Foi em direção a ela e a conquistou. Nota-se que há coisas a serem feitas ou seguidas até que se alcance o tão querido sucesso. Fazendo um pouco de esforço percebe-se que o sucesso requer algum tempo: para ver, perceber, se deslocar, tempo para uma tomada de consciência de tudo envolvido no processo, requer ação e movimento. No caso do imperador romano, haveria uma batalha sangrenta a ser travada;vidas seriam ceifadas,pois muitos iriam morrer em batalha colocando fim a todos os seus desígnios, até a do próprio imperador, antes do sucesso. Esse processo estava condicionado a uma serie de outros fatores: planejamento e estratégia de guerra, deslocamento de tropa cavalos, todo arsenal e material bélico, havia também fatores psicológico, a motivação dos soldados. É desse tipo de sucesso que a atitude possibilita, um sucesso que depende do esforço e capacidade humana, sem querer desprezar: o acaso, a sorte e Deus. Um sucesso que estar ao alcance de todos, inclusive dos fracos, necessitados, desamparados, desesperado, que está concentrado na razão, no conhecimento e na atitude.