A gente cresce e entende a vida

Outro dia esperando um amigo chegar para irmos ao bar tomar uma cerveja gelada numa sexta-feira muito quente, diga-se de passagem, eu comecei a pensar cá com meus 33 anos querendo ter treze ou quatorze. Tempos bons que não voltam mais. Idade que a gente tem tempo para fazer tudo e não se preocupar com quase nada. Só precisava estudar e brincar, não tinha muitas responsabilidades. Tínhamos a ideia de que a vida era longa demais e vivíamos com muita intensidade. Enfim, tempos assim que deixam muitas saudades. Mas o tempo passa rápido. A gente cresce. E começa a enxergar a vida de outro ângulo. Então percebemos que crescer não é nada daquilo que imaginamos. É um lugar assustador, mas que a gente vai enfrentando, mesmo com medo. E a gente vai se adaptando, vai conseguindo lidar com as responsabilidades e problemas que vão surgindo. Quando a gente acha que está tudo resolvido, que todas aquelas preocupações sumiram, surgem outras: Faculdade, trabalho, aluguel da casa, prestação do carro, cartão de crédito. Durante este processo nos perguntamos como a gente é capaz de sair da casa dos nossos pais? Mas é a vida que responde: você precisa se virar sozinho. E que assim seja. Nosso tempo para fazer o que gostamos fica limitado, a gente usa o tempo que nos sobra para colocar em dias os trabalhos da faculdade e estudar senão não conclui. As reclamações se tornam cada vez mais constantes. A vida parece amarga. Nos tornamos mais frios. A correria do dia a dia tira o prazer de quase tudo. Voltar a ser criança parece ser, pensando rapidamente, a melhor solução. Embora não tenhamos este poder.

Outro dia pensando cá com meus 33 anos querendo voltar a ter treze ou quatorze, a voz que ecoa dentro de mim, dá o toque “amigo, pare com essa mania boba de querer voltar ao passado e olhe para a frente. Aproveite o momento que está vivendo agora”. É estranho ouvir um conselho próprio, mas funciona, até mais que para alguém, acredite. Tudo que não está mais ali, simplesmente é porque não deveriam estar. Ficou em algum lugar do passado. Tudo que fica e vai com você é porque realmente precisa para seguir em frente. Então pé na estrada. Para de tentar resolver os problemas do presente com coisas do passado. Do presente para frente é que se anda. Depois dos trinta a vida muda bastante e a gente começa a enxergar a vida de outro ângulo. E apesar das dificuldades, a gente vai superando. Mesmo não tendo tempo para quase nada a gente tenta organizar a vida e curtir enquanto pode. Até quando queremos voltar a ter a idade que queremos é um tipo de diversão. Mas a vida é o que você vive agora. Não perca tempo executando o passando em tempos difíceis como viver no presente. Olhe para o futuro e siga seu caminho. Não perca mais tempo.

Mário Henrique

10/04/2017

Mario Araújo
Enviado por Mario Araújo em 10/04/2017
Reeditado em 12/11/2021
Código do texto: T5966886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.