[Sua Santidade o Papa Francisco Filmado na Cidade do Vaticano em ante-estreia Mundial na TED2017]

"Boa noite - ou, bom dia, não sei bem que horas são aí. Independentemente da hora, estou muito feliz por participar da vossa conferência. Gosto muito de seu título - "O Futuro Você" - porque, ao olhar para amanhã, convida-nos a abrir um diálogo hoje, a olhar para o futuro através de um "você". "O futuro você:" o futuro é feito de vós, é feito de encontros, porque a vida flui através de nossas relações com os outros. Muitos anos de vida fortaleceram minha convicção de que a existência de cada um está profundamente ligada à dos outros: a vida não é apenas o tempo passando, a vida é sobre interações.

Quando me encontro, ou dou ouvidos aos enfermos, aos migrantes que enfrentam terríveis dificuldades em busca de um futuro mais brilhante, aos prisioneiros que carregam um inferno de dor dentro de seus corações, e para aqueles, muitos deles jovens, que não conseguem encontrar um emprego, muitas vezes eu me pergunto: "Por que eles e não eu?" Eu, eu próprio, nasci em uma família de migrantes; Meu pai, meus avós, como muitos outros italianos, partiram para a Argentina e conheceram o destino daqueles que ficaram sem nada. Eu poderia ter muito bem acabado entre as pessoas "descartadas" de hoje. E é por isso que sempre me pergunto, no fundo do meu coração: "Por que eles e não eu?"

Em primeiro lugar, eu adoraria que esse encontro pudesse nos ajudar a lembrar que todos nós precisamos uns dos outros, nenhum de nós é uma ilha, um "eu" autônomo e independente, separado do outro, e só podemos Construir o futuro por estar juntos, incluindo todos. Nós não pensamos nisso muitas vezes, mas tudo está conectado, e precisamos restaurar nossas conexões para um estado saudável. Mesmo o duro julgamento que tenho em meu coração contra meu irmão ou minha irmã, a ferida aberta que nunca foi curada, a ofensa que nunca foi perdoada, o rancor que só vai me machucar, são todos exemplos de uma luta que eu carrego dentro de mim, uma chama no fundo do meu coração que precisa ser extinguida antes dele subir em chamas, deixando apenas cinzas para trás.

Muitos de nós, hoje em dia, parecem acreditar que um futuro feliz é algo impossível de alcançar. Embora tais preocupações devem ser levadas muito a sério, elas não são invencíveis. Eles podem ser superados quando não fechamos nossa porta para o mundo exterior. A felicidade só pode ser descoberta como um dom de harmonia entre o todo e cada componente. Mesmo a ciência - e você sabe melhor do que eu - aponta para uma compreensão da realidade como um lugar onde cada elemento se conecta e interage com tudo o mais.

E isso me leva à minha segunda mensagem. Quão maravilhoso seria se o crescimento da inovação científica e tecnológica viesse junto com mais igualdade e inclusão social. Quão maravilhoso seria, enquanto descobrimos planetas distantes, redescobrir as necessidades dos irmãos e irmãs orbitando em torno de nós. Quão maravilhoso seria se a solidariedade, essa palavra bela e, às vezes, inconveniente, não fosse simplesmente reduzida ao trabalho social, e se tornasse, por sua vez, a atitude padrão nas escolhas políticas, econômicas e científicas, bem como nas relações entre os indivíduos , Povos e países. Somente educando as pessoas para uma verdadeira solidariedade poderemos superar a "cultura do desperdício", que não diz respeito apenas a alimentos e bens, mas, antes de tudo, às pessoas que são deixadas de lado por nossos sistemas tecnoeconômicos que, Sem sequer percebê-lo, estão agora colocando produtos no seu núcleo, em vez de pessoas.

Solidariedade é um termo que muitos desejam apagar do dicionário. A solidariedade, no entanto, não é um mecanismo automático. Não pode ser programado ou controlado. É uma resposta livre nascida do coração de cada um. Sim, uma resposta grátis! Quando se percebe que a vida, mesmo no meio de tantas contradições, é um dom, que o amor é a fonte eo significado da vida, como eles podem reter seu desejo de fazer o bem a outro ser?

Para fazer o bem, precisamos de memória, precisamos de coragem e precisamos de criatividade. E eu sei que TED reúne muitas mentes criativas. Sim, o amor exige uma atitude criativa, concreta e engenhosa. As boas intenções e as fórmulas convencionais, tão frequentemente usadas para apaziguar a nossa consciência, não são suficientes. Vamos ajudar uns aos outros, todos juntos, para lembrar que o outro não é uma estatística ou um número. O outro tem um rosto. O "você" é sempre uma presença real, uma pessoa para cuidar.

Há uma parábola que Jesus disse para nos ajudar a entender a diferença entre aqueles que preferem não ser incomodados e aqueles que cuidam do outro. Tenho certeza que você já ouviu isso antes. É a Parábola do Bom Samaritano. Quando Jesus foi perguntado: "Quem é o meu próximo?" - a saber, "Quem devo cuidar?" - ele contou esta história, a história de um homem que tinha sido assaltado, roubado, espancado e abandonado ao longo de uma estrada de terra. Ao vê-lo, um sacerdote e um levita, duas pessoas muito influentes da época, passaram por ele sem parar para ajudar. Depois de um tempo, um samaritano, uma etnicidade muito desprezada na época, passou por ele. Vendo o homem ferido deitado no chão, ele não o ignorou como se ele não estivesse lá. Em vez disso, ele sentiu compaixão por este homem, o que o obrigou a agir de maneira muito concreta. Ele derramou óleo e vinho sobre as feridas do homem indefeso, levou-o para um albergue e pagou de seu bolso para que ele fosse assistido.

A história do Bom Samaritano é a história da humanidade de hoje. Os caminhos do povo estão cheios de sofrimento, como tudo está centrado em dinheiro, e coisas, em vez de pessoas. E muitas vezes há esse hábito, por pessoas que se dizem "respeitáveis", de não cuidar dos outros, deixando assim para trás milhares de seres humanos, ou populações inteiras, ao lado da estrada. Felizmente, há também aqueles que estão criando um novo mundo cuidando do outro, mesmo fora de seus próprios bolsos. Madre Teresa disse: "Não se pode amar, a menos que seja à sua custa."

Temos muito a fazer, e devemos fazê-lo juntos. Mas como podemos fazer isso com todo o mal que respiramos todos os dias? Graças a Deus, nenhum sistema pode anular o nosso desejo de nos abrir ao bem, à compaixão e à nossa capacidade de reagir contra o mal, todos os quais se originam do fundo de nossos corações. Agora você pode me dizer: "Claro, estas são belas palavras, mas eu não sou o Bom Samaritano, nem Madre Teresa de Calcutá". Pelo contrário: somos preciosos, todos e cada um de nós. Todos e cada um de nós é insubstituível aos olhos de Deus. Através da escuridão dos conflitos de hoje, cada um de nós pode tornar-se uma vela brilhante, um lembrete de que a luz irá superar a escuridão, e nunca o contrário.

Para os cristãos, o futuro tem um nome, e seu nome é Esperança. Sentir-se esperançoso não significa ser otimistamente ingênuo e ignorar a tragédia que a humanidade está enfrentando. A esperança é a virtude de um coração que não se prende à escuridão, que não se detém no passado, que simplesmente não passa no presente, mas é capaz de ver um amanhã. A esperança é a porta que abre para o futuro. A esperança é uma semente humilde, escondida da vida que, com o tempo, se tornará uma grande árvore. É como algum fermento invisível que permite que a massa inteira cresça, que traz sabor a todos os aspectos da vida. E pode fazer tanto, porque um pequeno lampejo de luz que alimenta a esperança é suficiente para quebrar o escudo da escuridão. Um único indivíduo é suficiente para a esperança existir, e esse indivíduo pode ser você. E então haverá outro "você", e outro "você", e ele se transforma em um "nós". E assim, a esperança começa quando temos um "nós"?,não. A esperança começou com um "você". Quando há um "nós", começa uma revolução.

A terceira mensagem que gostaria de compartilhar hoje é, de fato, sobre a revolução: a revolução da ternura. E o que é ternura? É o amor que se aproxima e se torna real. É um movimento que parte do nosso coração e alcança os olhos, os ouvidos e as mãos. Ternura significa usar nossos olhos para ver o outro, nossos ouvidos para ouvir o outro, ouvir as crianças, os pobres, os que têm medo do futuro. Ouvir também o grito silencioso de nossa casa comum, de nossa terra doente e poluída. Ternura significa usar nossas mãos e nosso coração para confortar o outro, para cuidar dos necessitados.

A ternura é a linguagem das crianças, daqueles que precisam da outra. O amor de uma criança por mãe e pai cresce através de seu toque, seu olhar, sua voz, sua ternura. Eu gosto quando ouço os pais conversarem com seus bebês, adaptando-se à criança, compartilhando o mesmo nível de comunicação. Isso é ternura: estar no mesmo nível que o outro. O próprio Deus desceu a Jesus para estar no nosso nível. Este é o mesmo caminho que o Bom Samaritano tomou. Este é o caminho que o próprio Jesus tomou. Ele abaixou-se, viveu toda a sua existência humana praticando a linguagem real e concreta do amor.

Sim, a ternura é o caminho de escolha para os mais fortes e corajosos homens e mulheres. Ternura não é fraqueza; É fortaleza. É o caminho da solidariedade, o caminho da humildade. Por favor, permita-me dizer isso alto e claro: quanto mais poderoso você for, mais suas ações terão um impacto sobre as pessoas, mais responsável você será para agir humildemente. Se você não o fizer, seu poder o arruinará, e você arruinará o outro. Há um ditado na Argentina: "O poder é como beber gin com o estômago vazio". Você sente tonturas, fica bêbado, perde o equilíbrio, e vai acabar machucando a si mesmo e às pessoas ao seu redor, se você não conectar seu poder com humildade e ternura. Através da humildade e do amor concreto, por outro lado, o poder - o mais elevado, o mais forte - torna-se um serviço, uma força para o bem.

O futuro da humanidade não está exclusivamente nas mãos dos políticos, dos grandes líderes, das grandes empresas. Sim, eles têm uma enorme responsabilidade. Mas o futuro é, acima de tudo, nas mãos daqueles que reconhecem o outro como um "você" e como parte de um "nós". Todos nós precisamos uns dos outros. E assim, por favor, pense em mim também com ternura, para que eu possa cumprir a tarefa que me foi dada para o bem do outro, de todos e de todos, de todos vocês, de todos nós. Obrigado."

Curitiba, 26 de maio de 2017 Os Canais de Despertamento” quanto as Leis da Espiritualidade são sempre bem vindos, e, na somatória poderão ajudar para que tenhamos um mundo mais solidário e feliz. Razão pela qual resolvemos colocar em nosso espaço estas palavras do Papa Francisco. O texto é até um pouco longo, mas vale a pena ler. Saul.

Texto do Discurso retirado do Site oficial da Conferência:

https://www.ted.com/talks/pope_francis_why_the_only_future_worth_building_includes_everyone/transcript?language=pt

Vídeo no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=36zrJfAFcuc&feature=youtu.be

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/05/2017
Reeditado em 27/05/2017
Código do texto: T6010815
Classificação de conteúdo: seguro