Umbuntu

"Significa: somos todos nós, é uma filosofia de vida, ética milenar africana, que prega que ninguém vive só, ninguém é uma ilha, todos precisam de todos e devem conviver harmoniosamente.

Tem a ver com empatia, porque você se coloca no lugar do outro; com alteridade, porque você interage com o outro distinto de si. Já dizia Aristóteles que, o homem é um ser social, e como tal deve interagir, comunicar-se, o que implica em colocar-se no lugar do outro, senti as suas dores e alegrias.

A fraternidade tão buscada desde a Revolução Francesa, 1789, século XVIII, perdura como mais que uma ideologia, mas um valor humano desejado ainda hoje no século XXI.

O homem da contemporaneidade almeja a solidariedade entre o seu semelhante exige do Estado uma postura que favoreça a todos, indistintamente. Pois só se alcançará a justiça social, a paz comum se aplicada a solidariedade de uns para com os outros e das Instituições para as pessoas.

Os mortais, os homens precisam sentir a dor do outro exigir tratamento igualitário para todos. Porquanto esta seja a única maneira de livrá-los do próprio mal que os rodeia em seu interior, o mau natural, da sua própria natureza humana; livrá-los de si mesmos.

Portanto, a partir do momento em que todos considerarem os seus semelhantes, viver-se-á melhor, como no paraíso do Éden que se foi, mas que pode ser revivido nas mínimas ações diárias do homem, feitas de um para com o outro, a partir de simples atos de cooperação, como se irmãos fossem. Pois ninguém está só, ninguém é sozinho, somos todos, apenas agindo de forma unilateral, mas com consequências para várias outras personas".

DACDJ
Enviado por DACDJ em 27/06/2017
Código do texto: T6039298
Classificação de conteúdo: seguro