OS DONS ESPIRITUAIS

OS DONS ESPIRITUAIS

Data: 23/08/2007

Local: São Paulo, Sp.

Antoni BigCuore*

________________________________________________________

Bom dia amigas e amigos em Cristo Jesus! Que a paz do Senhor reine hoje e sempre em seus corações!

Uma amiga do Paraná, sugere para eu falar algo sobre o dom de línguas. Para entendermos todo o contexto dos dons espirituais, nada melhor do que nos dirigirmos à fonte bíblica. Acompanhe-me nesta caminhada. Vejamos na I Carta de São Paulo, aos Coríntios, capítulos 12 a 14.

No versículo 4, lemos “verbis” : “Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; a outro, o mesmo Espírito da fé; a outro ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas; a outro o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro o discernimento dos espíritos; a outro, O DOM DE FALAR EM LÍNGUAS; (grifo meu) a outro ainda, o dom de as interpretar. Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer.” (versículos de 4 a 11).

Meus irmãos e minhas irmãs, qualquer cristão pelo Batismo recebe os dons do Espírito Santo de Deus. O que acontece, na prática, é que as pessoas deixam estes dons hibernando, não os desenvolve. O texto é claro, tudo isto se faz, sob a AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

No grupo que, de vez em quando freqüento, temos uma freira que tem um dom maravilhoso de ciência e profecia. Diz coisas incríveis nos momentos de profunda oração e meditação, que chega a arrepiar. Certa vez proferiu uma palavra de ciência, dizendo: “tem alguém aqui que teve um trauma de afogamento, isto é, viu alguém se afogando num rio...” .

Esta palavra de ciência e revelação era para mim, que na hora, cheguei até a arrepiar. Aconteceu comigo tal fato quando ainda morava no interior do Estado de São Paulo. Vi um menino se afogando e imediatamente pulei no rio e o salvei!.

Por outro lado, o dom de línguas não é muito importante, se não tiver alguém que saiba como o interpretar. O mais importante diz São Paulo, no capítulo 13, da mesma carta: “Acima de tudo o amor. Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse amor, seria como um sino ruidoso ou como um címbalo estridente. Ainda que eu distribuísse todos os meus dons aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, senão tivesse amor, nada disso me adiantaria. O AMOR É PACIENTE, O AMOR É PRESTATIVO; NÃO É INVEJOSO, NÃO SE OSTENTA, NÃO SE INCHA DE ORGULHO.”(grifos meus).

Amiga do Paraná, o mais importante de tudo mesmo, como diz São Paulo, é a caridade, ela é a suprema virtude. Não adianta nada ter dom de cura, de língua, de ciência, de profecia etc., se o essencial que é o amor não existir no coração de que os tem.

Por outro lado, se desejarmos alguns destes dons, e fizermos ver a Deus que o queremos para ajudar os irmãos, para ajudar a nossa santificação, não tenha dúvidas, é só se preparar sacramentalmente e os pedir de joelhos diante do Santíssimo Sacramento que Deus os concede a quem os pede. Mas é imperativo, ter uma vida sacramental super ativa, sobretudo confissão e comunhão, no mínimo, semanais!!!.

Tenham todos um ótimo fim de semana e permaneçam sempre SOB O DOCE OLHAR DE DEUS!!!

_______________________________________________________

*Antoni Bigcuore. Autor é escritor e Divulgar do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu link na net – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_________________________________________________________