NEM TUDO É O QUE SE PENSA SER

Prólogo

Nós brasileiros utilizamos o calendário gregoriano de origem europeia utilizado, oficialmente, pela maioria dos países. Outrora era utilizado o calendário juliano. O calendário gregoriano foi promulgado pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582.

A principal mudança: Foram omitidos dez dias do calendário juliano, deixando de existir os dias de 5 a 14 de outubro de 1582. A bula papal ditava que o dia imediato à quinta-feira, 4 de outubro, fosse sexta-feira, 15 de outubro. Assim consta nos registros históricos e nós, eternos aprendizes, sabemos que alguns povos conservam outros calendários para uso religioso.

SOBRE OS FESTEJOS NATALINOS

Os festejos natalinos são ótimos para os comerciantes. Os vendedores de presentes diversificados (bugigangas, eletroeletrônicos); os restaurantes e assemelhados; os vendedores ambulantes... Todos lucram com as festas de fim de ano (Natal e Ano Novo).

Não podemos nos esquecer, a ponto de deixar de aplaudir, das manifestações de solidariedade, dos voluntários que arrecadam alimentos, roupas, cobertores, calçados, brinquedos etc. para distribuírem aos menos favorecidos. Durante os festejos Natalinos convém relevarmos a um segundo plano as tristezas passadas, os desvios de condutas dos politiqueiros caricatos, as divergências e desmandos entre os podres Poderes da nossa insolvente República.

Esse período mágico, pela sublimidade comemorativa, serve também para reaproximar os divergentes que se digladiaram outrora por pequenas bobagens. Ah! Há também os amigos e parentes que se encontravam com as relações afetivas abaladas por alguma pequena divergência de interesse, um desentendimento irrelevante.

Tudo é festa e tudo são flores, doces e bolos na renovação dos anseios para auspiciosas conquistas aproveitando-se as lições dos erros cometidos por conta dos descontroles emocionais, de prejuízos materiais de menor importância.

FÉ E ATITUDE SÃO FUNDAMENTAIS

Quando enviamos uma mensagem de fim de ano para alguém sempre desejamos luz, saúde, paz, prosperidade, alegria, sucesso, harmonia, equilíbrio, felicidade e tantas outras beatitudes que sempre constam dos votos de Fim de Ano, mas, para alcançarmos o verdadeiro sucesso de nossas expectativas e dos nossos semelhantes teremos que ajudar, incentivar, para provocar as mudanças necessárias.

Claro que os motivados necessitam agir com atitudes firmes e determinadas. Não basta apenas desejar para que isso faça parte de nossas vidas. Todos sonhamos com o progresso, mas poucos são os que vencem as dificuldades (reais e imaginárias).

Isso ocorre, quase sempre, por falta de vontade, incentivo positivo, coragem e determinação. No mundo massificado e competitivo de hoje não há mais lugar para os bons. Fé e atitude são fundamentais! Isso assegurará as excepcionais conquistas para os melhores qualificados.

CONCLUSÃO

Independente das mudanças dos calendários, de qual crença religiosa seja seguida, do gênero, raça, etnia, situação econômica. Se todos nós vivermos nossas vidas sem nos intrometermos nas ações dos nossos semelhantes (“VIVA E DEIXE O OUTRO VIVER”) certamente teremos mais tempo para priorizar nossas benfazejas atitudes e ações.

Idealizando o amor, o trabalho, a família, os amigos e todas as relações interpessoais nas quais estivermos envolvidos obteremos sucesso em nossas aspirações materiais e evolução espiritual.

Enfim, desejo a todos que prestigiaram a mim e a minha família com suas excelsas atenções, durante o ano de 2017, boas festas (Natal e Fim de Ano)! Desejo que sejam suas tertúlias e comemorações responsáveis, sem arrependimentos ou lamentações posteriores por conta de prejuízos de ordem moral, familiar ou financeiro.