Momentos de Reflexão

Momento de reflexão

Convivendo, eu aprendi a perceber os detalhes de uma alma, e assim me convenci que a sabedoria pode e deve ser adquirida no processo das observações e das experimentações nos vários estágios do viver.

A sabedoria é portanto, uma aquisição pessoal; e o saber , além dos livros “devorados”, dos conceitos decorados e das equações manipuladas, frutos dos saberes de outrem, é indispensável que se edite e/ou se registre os livros os conceitos e as equações pessoais, fundamentados na própria vida, nascidos da própria observação dos fatos comprovados, das experiências vivenciadas e das descobertas realizadas, com os atributos matérias proporcionais ao mundo em que se vive, com o arcabouço mental disponível, adquirido durante as passagens, as estadias e as grandes transformações sofridas, pelas lições apreendidas, nas universidades dos mundos visitados.

As experiências impulsionam as tomadas de decisões e incitam as mudanças de rumos, para depois então, alar o indivíduo, facilitando o seu voo, quando for chegada a sua hora de sair, pela necessidade de ir em busca de novos horizontes, onde certamente deverá encontrar, os complementos que completarão o arquivo das suas percepções, fundamentais para a compreensão das grandes revelações, ainda dispersas e fragmentas, sobre a verdade que norteia a nossa vida.

Essa viagem tão longa, cheia de paradas, embarques e desembarques, torna-se infinita e, se torna o grande desafio que se agiganta a cada nova estação.

Enquanto a viagem segue adiante, vamos vestindo e desvestindo indumentárias variadas, de acordo com as necessidades ambientais, da mesma forma, também vamos aprendendo a nos desfazer das bagagens mais pesadas e desnecessárias. A cada novo embarque, nos desapegamos um pouco mais e nos tornamos mais leves, mais lúcidos, mais luminosos e mais livres, porque temos menos grilhões a nos escravizar; nos tornamos independentes, a nossa visão se amplia, as imagens se tornam mais límpidas e a compreensão mais precisa; as certezas nos fortalecem e então, nos deparamos num mundo de luz, de paz, de verdade e de vida real.

Autoria: Claudenice Rosário Cerqueira

Em 11/11/2017

Alagoinhas/Bahia/Brasil