O reflexo no espelho

Você já se olhou no reflexo do espelho?

Eu me vi na metade do espelho. Uma parte desconhecida minha. Bom, na verdade o espelho me ajudou a olhar em um outro espelho. Eram os meus olhos, refletindo uma alma cansada, encardida e cinzenta. Loucura não é? Enxergar isso através de um espelho. Pois é, mas eu me vi na metade do espelho. E eu que me considerava um ser incomum, ali de frente para o espelho, observando tudo o que outrora, outras pessoas pontuaram a meu respeito. Fechei os olhos para não ver aquela minha imagem frívola, até agora desconhecida por mim. Eu poderia culpar A ou B por este fenômeno, mas não irei! A culpa é minha. Eu tive por duas décadas uma alma cheia de vida, um colorido invejável. Um verde encorpado… Um sentir florido. Todavia eu deixei pisotearem meus jardins, e não fiz nada a respeito, não cerquei, não gradeei. Eu entendia que o mundo deveria ver a beleza da minh’alma, quem sabe espelhar-se naquele sentir arquitetônico. Eu vislumbrava um querer pomposo, uma intensidade ludibriante.

Porém não ative-me ao cuidado de remover os entulhos deixados por aqueles saqueadores de sentimentos. Eu fui envenando-me com o desvalor que algumas pessoas davam ao meu sentir. Logo eu, tão apaixonado, tão intenso… Hoje geleira e deserto.

E me vendo na metade deste espelho, não orgulho-me mais do que eu sou. Meus olhos embaçados, provavelmente não viram aquele tão Sonhado AMOR, passar por mim.

E de olhos fechados, no refletir desta alma em meus olhos, agora posso ver que tudo o que fizeram a mim, eu fiz a outros. Não sou assim tão diferente dos meus carrascos, mas jogo ao chão minhas velhas atitudes, e retomarei os gestos que por tanto tempo fizeram de mim um jardim florido, e não está cordilheira gelado e sombria.