Aprendizagem de Vida

Aprendizagem de vida

Na vida, tudo se renova, sempre.

Os chegam e passam; trazem oportunidades que não se repetem e que ficarão perdidas se forem desperdiçadas. Cada oportunidade aproveitada é arquivada como experiência enriquecedora, constituindo o nosso patrimônio de vida.

Aprendi, que não basta sorrir prazerosamente para a vida; o mais importante, é fazer a vida nos sorrir; é ser a própria alegria sempre, por onde você passar.

Descobrir, que não devemos acumular amarguras e ressentimentos, que as tristezas podem ser substituídas por atos de nobreza, e que, a ignorância é a causa dos nossos infortúnios.

Na minha caminhada pelo mundo, observei que a felicidade não está distante de nós e, que a vida é verdadeiramente muito bela, apesar dos percalços.

Os obstáculos, os desafios, e as tormenta que abalam a estrutura do nosso ser, nos ajudam a amadurecer; só então, passamos a perceber quão pequeninos somos nesse orbe que nos acolhe por um breve tempo.

O imediatismo e a impaciência que norteiam os nossos anseios, nos levam a cometer erros catastróficos.

Somos movidos por impulsos e interesses, nem sempre viáveis ao nosso crescimento; nos deixamos enganar pelas aparências e somos influenciados pelo efêmero que se perde ao longo da trajetória.

Costumamos fugir das dificuldades ao invés de tentar aprender a superá-las.

Se ficamos insatisfeitos com os tropeços, a irritabilidade pode nos fazer fracassar.

Não valorizamos a dor e, a aflição pode nos distanciar do amor.

A resignação não deve nos levar ao estado de inércia nem nos transformar em pessoas teleguiadas.

O estado de revolta que gera a ira, não deve ser alimentado, mas, reeducado e bem direcionado para se tornar uma potência geradora de paz.

Viver bem o presente, significa assumir compromissos para o futuro, tendo em vista que, hoje, somos o reflexo do ontem e o projeto do amanhã.

Na escola da vida, sempre estaremos a aprender, a descobrir, a transformar e a nos envolver, procurando sempre, uma forma de vencer, de superar e de ser feliz.

Cair, levantar, decepcionar, ser decepcionado, mas, nunca desistir; sempre dar o melhor de si, e estar pronto a mudar.

Certamente que seremos surpreendidos por momentos vagos, onde tudo pode parecer sem sentido, entretanto, o nosso coração deve permanecer puro.

Tentar justificar os erros não muda a situação; os erros devem ser corrigidos.

Muitas vezes choraremos, por grandes e pequenos motivos; também nos sentimos fragilizados e necessitados de ajuda, afinal, somos humanos, somos sensíveis, temos emoções.

E, porque a vida não pode parar, sejamos nós, uma semente de paz, de amor e de esperança; sejamos luz, sempre.

Claudenice Rosário

Alagoinhas/Bahia/Brasil