Amor Incondicional

Um termo que há milênios vem sendo dito pelos mestres que pisaram aqui na terra, que para muitos esse termo passa despercebido, mas nele contem o segredo da vida.

O amor incondicional é algo divino e supremo, impossível de ser exprimido na sua totalidade em palavras.

È algo que cada um sente em proporções diferentes limitados pelo quanto o compreendemos.

Na nossa vida temos momentos de pico de sensação do amor, que por não o compreendermos, não conseguimos mantê-lo, e sempre buscamos vivenciar novamente esses picos, e talvez conseguir picos mais elevados de acordo com nossas experiências.

Aos poucos vamos percebendo que sempre estamos buscando sentir esse amor, pois sem ele ficamos inquietos.

O amor se manifesta de diversas formas, através de pessoas em que nos relacionamos, com pai, mãe, filho, animais, vegetais etc..

E cada relação que temos com o que for que seja, a forma que sentimos é diferente, mas sempre o amor está lá. Nós sempre o buscamos como se fosse um alimento, e que nos faz sentir muito bem. A maioria busca o amor de acordo com suas experiências passadas, e alguns buscam com uma certa esperança ou fé, de encontrar o amor e vive-lo em sua vida.

Vamos percebendo que dependemos do amor para ser feliz, mas isso não é algo negativo, é simplesmente como o ar para sobreviver que necessitamos para sobreviver. Mas diferente do ar, nós podemos sobreviver sem esse amor, mas ai sem amor, estaremos sobrevivendo e não vivendo, e sobreviver não tem prazer, não tem felicidade, é simplesmente um estado vegetativo, e com o tempo até o corpo começa a enfraquecer, em direção a morte, assim como largar uma planta sem luz, ela fica apática, e morre.

Como o amor é tão importante para nosso bem estar, nós precisamos nos dedicar a compreender mais sobre o amor, pois estaremos dedicando a nós mesmos, a nossa felicidade. E o que há de mais importante que nosso bem estar? E do outro também como consequência, pois precisamos de harmonia para o amor se manifestar, assim precisamos de um ambiente harmonico, caso contrario será uma turbulência.

Com a compreensão que temos sobre o amor, o mundo está em harmonia? Talvez a natureza esteja, mas o humano não está, e isso se deve a compreensão do amor pelos próprios humanos.

Para compreender o amor, precisamos entender que o amor verdadeiro é o amor incondicional, livre de qualquer condição, pois quando o amor é condicional, ele é frágil e dada certa condição ele passa a não existir mais. Com o amor condicional, eventualmente nós iremos nos frustrar, assim como a confiança condicional, se a confiança for traída ela morre ai não confiamos mais, mas assim como o amor condicional, a confiança verdadeira é a confiança incondicional.

Se quisermos uma felicidade ou bem estar verdadeiros, devemos compreender o amor incondicional, pois só ele nos dará uma estabilidade total e verdadeira, sem medo de dar errado.

Eu digo que a linguagem da vida é a linguagem do amor incondicional, pois o que pode ser mais perfeito que isso? Algo que ama e aceita incondicionalmente.

A compreensão disso é muito importante, pois passamos a respeitar o amor, respeitar o amor incondicional. Passamos a respeitar as pessoas incondicionalmente. E quando agimos condicionalmente estamos desrespeitando o amor incondicional e desrespeitando a vida.

Ao observar vemos que o amor que prevalece entre o ser humano aqui na terra, é o amor condicional, e essa é a razão de todos os problemas. Os sentimentos como ciúmes, inveja, ódio, posse entre outros, são oriundos da quebra de condições do amor condicional, condições que nós mesmos colocamos, e colhemos esses frutos amargos, que sempre nos leva a sofrer. Quando o amor é condicional pode esperar que o sofrimento virá, sem falta, é só uma questão de tempo. E digo mais, quando há uma condição, nós carregamos o peso dessa condição que passa a residir dentro de nós como o medo e insegurança, pois lá no fundo sabemos que aquela condição pode ser quebrada a qualquer momento. Esse medo e insegurança nunca nos deixa em paz, e tentamos fazer de tudo para criar mais segurança, assim vamos colocando mais condições e mais limites para o amor, e vamos deixando esse amor cada vez mais impuro e como consequência esse amor vai enfraquecendo e morre. Ai nós sofremos e ficamos pensando porque isso acontece comigo? E ai culpamos a vida, culpamos as pessoas, e nunca nós mesmos, mas quem permitiu tudo isso somos nós. Desrespeitamos o amor, a vida, a nós e aos outros.

È como tampar o sol de uma planta ou arranca-la, ela vai morrer, é simples, não tem segredo. O amor é algo que tem que ser respeitado sempre, incondicionalmente. Sei que não é fácil, mas é a maior prioridade, pois nosso viver depende disso.

O livre arbítrio existe, porém o próprio homem não permite que o livre arbítrio aconteça. E o amor condicional, que não deveria nem ser chamado de amor pois é um insulto ao amor verdadeiro, cria limites para o livre arbítrio, e ai não é mais livre arbítrio, é um arbítrio limitado, e muito limitado. Como o homem pode ter felicidade e harmonia se o básico de sua existência está minado?

Devemos respeitar nosso livre arbítrio e respeitar o livre arbítrio do outro. Quando escolhemos quem amamos, quem respeitamos, estamos desrespeitando nós e aos outros. Nos fechamos em círculos de quem amamos e o resto fica para fora? O resto não é digno do nosso amor e respeito? Uma hora amamos, e ai acontece algo e deixamos de amar? Fazendo isso estamos nós mesmos limitando nossa fonte de vida, e separando estamos nos separando também da vida. Ai não adianta reclamar que não estamos felizes, que temos decepções, pois isso são frutos que nós mesmos plantamos por nossa ignorância.

Já é hora de aprendermos a linguagem da vida.

Não é difícil entender a palavra incondicional, que significa sem condições, incondicional é puro, e condicional é impuro, incondicional é o todo, e condicional é somente uma parte, e com uma parte só nunca estaremos completos. O mundo condicional é finito e o mundo incondicional é infinito. Existe uma infinita diferença entre o mundo condicional do incondicional, uma infinita distancia. E compreender o amor incondicional pelo menos mentalmente já é um grande passo ao amor incondicional, a partir dai tudo será diferente, tudo será colocado na balança do incondicional, vamos sempre pesar nessa balança, e qualquer peso irá interferir.

Se você entendeu um pouco do que estou falando vai saber que isso não é fácil, pois estamos cercados de condições, dentro e fora de nós, e machuca aceitar algo que não está aceito dentro de nós. Ou enfrentamos o que tem dentro de nós e dissolvemos as condições com um custo que muitas vezes são de dor ou rejeição de pessoas ao nosso redor, ou nada ira mudar, continuaremos provando do fruto amargo desse “amor” condicional, e não néctar do fruto do amor incondicional.

Com menos e menos condições vamos em direção ao incondicional, em direção a nossa própria completude. E vivendo dessa forma, nesse caminho, vamos emanando uma presença mais pura e verdadeira que em todo lugar que estiver, essa luz será sentida por todos.

Ricardo Bertin Afonso

Ricardex
Enviado por Ricardex em 05/04/2018
Código do texto: T6300398
Classificação de conteúdo: seguro