Faça-se o BEM - ENGAJAR-SE NO BEM, assumir minha vida e minha escola hoje e agora!

A palavra de ordem é engajar e engajamento - do francês "engager' e "engagement.".

No inglês é "engagement ", "social commitment " e "involvement with ".

Etimologicamente, o termo engajar se originou a partir do francês "engager", que significa “dar em garantia”, “empenhar” ou “dar como caução”.

O verbo engajar ainda pode ser utilizado no sentido de dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade.

Exemplo: “A menina engajou-se em terminar os estudos”.

Engajar é temabém um verbo na língua portuguesa, referente ao ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade.

Tem essa palavra rico campo semântico, em que destaco alguns significados mais ligados à prática pedagógica.

Aderir a uma causa, envolvendo-se: "3 aderir, abraçar, adotar, apoiar, seguir, envolver-se, comprometer-se, associar-se. Dedicar -se afincadamente: 4 dedicar-se, empenhar-se, esforçar-se, aplicar-se, entregar-se, lutar de modo respeitoso e ético, investir eticamente em bons resultados ." https://www.sinonimos.com.br/engajar/

Esses sentidos têm tudo a ver com o sentido latino; o engajamento como comprometimento, cuja etimologia da palavra advém do latim "compromittere", quer dizer: garantir, jurar, fazer uma promessa.

O que se revela perfeitamente alinhado. De outro, tem-se uma conotação de envolvimento (muito explorada por conta da influência do marketing dentro da área de Gestão de Pessoas), derivada etimologicamente da palavra latina "involvere", no sentido de rodear, cercar, participar, relacionar-se

_____

Não se deve esperar soluções mágicas na escola e nem verticalmente políticas externas se não fazemos nossa parte como fazer a mesma linguagem, preparar as aulas, colocar em prática os projetos e ações positivos da escola, inserir as demandas do grêmio e ouvir de modo sério e possivelmente atender os nossos alunos.

Todos ganham quando a escola melhora.

A família e os conselhos são fundamentais para o bom funcionamento e articulação com a comunidade e os alunos.

O diálogo e o vencer as dificuldades que vão aparecendo fazem a diferença quando passa mais um mês, um bimestre e um ano.

Se colocássemos em prática nossos planos de ensino e de aula e tivéssemos coragem de mudar cada ano mais!

Deixarmos nossa boa contribuição na educação e cada um tem motivos de sopra ...

Independente dos outros se vão pensar ou gostar, motivos, como:

- salários, isso aqui é obrigação do Estado

- eu não vou fazer isso

- não é da minha conta

- não gosto deste e daquele aluno,

- a gentes não é valorizado,

- não vou com a cara do colega, ciúmes, não é da minha conta...

Se realizarmos ações pontuais e éticas, em pouco tempo, a escola seria melhor em muitos pontos, os estudantes aprenderiam mais e melhor.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 18/05/2018
Código do texto: T6340362
Classificação de conteúdo: seguro