De vez em quando ao ouvir sobre o evangelho da prosperidade, eu ouço os defensores dizerem: “Mas certamente Deus não quer que sejamos pobres, Ele é dono de tudo não é?”

Isso é visto como um trunfo, como se não houvesse nenhum termo intermediário entre riqueza e pobreza.
Pessoas que dizem que tais coisas ignoram as muitas passagens da Bíblia que alertam sobre a riqueza. Eles escolhem esquecer as palavras do sábio em oração:

Provérbios 30:7-9;

7 - Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:
8 - Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
9 - Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.

Eles também optam por ignorar as muitas passagens bíblicas advertindo contra os efeitos prejudiciais da riqueza – e especialmente o amor pela riqueza. Você não ouve em nenhum momento que os pregadores da prosperidade mencionam esses versos. É como se não existissem em suas Bíblias.

O que Jesus falou sobre a riqueza
Jesus tem muito a dizer sobre os perigos da riqueza. No Sermão da Montanha, ele ensina:

Mateus 6:19-24;

19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 - Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Em Marcos 10:17-25, Jesus lida com um jovem e rico que quer a vida eterna, desde que não seja convidado a sacrificar sua grande riqueza. Quando Jesus lhe diz para vender tudo o que ele tem e dar aos pobres, ele está desanimado. Ele se afasta triste, pois ele tem grandes posses.

Jesus continua a fazer a declaração inequívoca:

Mateus 19:22-24;

22 - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
23 - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24 - E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Você não ouve essas palavras da prosperidade dos pregadores do evangelho. Em vez disso, eles dão a impressão de que a riqueza material é o sinal certo, tudo está bem entre sua alma e Deus.

Em outra ocasião, alguém na multidão diz:

Lucas 12:13 – E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Jesus se recusa. Isso deve surpreender não só os pregadores do evangelho da prosperidade, mas também os defensores do evangelho social. Jesus adverte aquele que pede esse favor:

Lucas 12:13-15;

13 - E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
14 - Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
A riqueza material não tem valor algum para o cristão.
E Jesus, o Mestre ressalta este aviso com uma parábola:

Lucas 12:16-21;

16 - E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
17 - E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
18 - E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
19 - E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
20 - Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21 - Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

De acordo com Jesus, a riqueza pode ser acumulada ao ignorar as oportunidades de investir no reino de Deus. Essa riqueza é realmente a pobreza.

O que Paulo diz sobre riqueza

O apóstolo Paulo também diz coisas que os pregadores da prosperidade gostariam de ignorar. Ele adverte Timóteo contra pessoas que são;

1 Timóteo 6:5 – Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Não consigo pensar em uma descrição melhor para os pregadores do evangelho da prosperidade. Eles são depravados em mente e veem a piedade como um meio para uma coisa – a riqueza. Como eles não estão principalmente interessados na salvação das almas, eles perderam o conteúdo do verdadeiro evangelho. Tudo o que eles parecem querer é dinheiro.

Em contraste, Paulo defende uma posição financeira modesta:

1 Timóteo 6:6-8;
6 - Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7 - Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Isto é o que eu digo àqueles que pensam que, ao se opor aos pregadores do evangelho da prosperidade, defendendo a pobreza. Por que ir de um extremo a outro quando há um meio termo bíblico perfeito?

Paulo também adverte contra uma sede insaciável de riqueza:

1 Timóteo 6:9-11;

9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

O que o escritor de Hebreus fala sobre o dinheiro
O escritor de Hebreus resume este conselho:

Hebreus 13:5 – Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

Nada pode ser mais claro do que isso, mas é exatamente o oposto do que a prosperidade que os pregadores gospel dizem. Embora a riqueza não seja inerentemente ruim, a Escritura insiste em que prejudicamos nossas almas quando perseguimos isso. Como Jesus simplesmente diz:

Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Orando por Nada

Com certeza não tenho dúvidas de que os pregadores da prosperidade desejam que essas passagens não existissem. Eles voam em face de seus ensinamentos. Os pregadores da prosperidade preferem versos que abordam a prosperidade holística, ou seja na sua totalidade, e os torturam até significarem prosperidade material. Isso não trata fielmente a Palavra de Deus.

Finalizando

Não vamos interpretar mal. Devemos louvar a Deus por cristãos que tenham bons empregos, resultando em grandes contas bancárias. Devemos pedir a Deus que lhes dê sabedoria para usar suas riquezas para a sua glória. Mas não devemos invejá-los, porque com as riquezas vêm muitas dores.

Oremos para que Deus não nos dê pobreza nem riquezas. É uma carga menos perigosa para carregar neste mundo caído.

Mateus 6:25-26;

25 - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Glória a Deus, Amém.
NRS17052018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 23/05/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6344803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.