A HISTÓRIA DO DILÚVIO

Mensagem da arca de Noé

Na história Bíblica, do Dilúvio encontramos a Arca de Noé no cerne desta história. Portanto, é a Arca que se torna a mensagem profética de Deus para a humanidade futura.

Às vezes as pessoas jogam no mar uma garrafa contendo uma mensagem e anos mais tarde ela é encontrada e a mensagem contida nela é lida.

Esta é a imagem que temos para a Arca de Noé: a mensagem profética está dentro dessa história, e é nossa tarefa ‘abri-la’ para entender a mensagem. O próprio Noé provavelmente não percebeu o significado profético de sua própria história (assim como as pessoas que jogam uma garrafa no mar não sabem quando e por quem ela será encontrada) – mas Deus definitivamente sabia –: Ele jogou esta arca selada nas ondas, para que nós a abríssemos e lêssemos.

Hoje, quando abrimos esta antiga mensagem, o que encontramos lá?

Linhagem pura ou coração puro?

Quem era Noé?

Quem era este homem que foi escolhido para dar um novo começo a toda a humanidade? Por que ele foi escolhido? A Escritura nos diz que Noé encontrou graça aos olhos do Senhor.

Gênesis 6:7 - 8:

7 - E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

8 -Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Temos que perguntar: o que isso tem a ver com Noé?

Qual é a mensagem dele encontrando graça aos olhos do Senhor?

A primeira e mais óbvia sugestão diz respeito a linhagem de Noé. Vários escritores supõem que a expressão “perfeito entre seus contemporâneos” ;

Pode ser lida, e até mesmo deve ser lida, no sentido de sua linhagem perfeita: Noé era perfeito em sua genealogia. Sua linhagem era pura, porque era totalmente humana, e essa foi a primeira e mais óbvia razão pela qual Deus o escolheu.

Devemos lembrar, porém, que o Deus da Bíblia é antes de tudo Deus dos corações. É por isso que não tenho dúvidas de que o coração de Noé era puro e que ele realmente era justo diante de Deus.

A Escritura nos diz muito claramente que Noé ‘caminhou com Deus’;

Gênesis 6:9.

9 - Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

A propósito, há apenas duas pessoas em toda a Bíblia que são descritas desta maneira: Enoque e Noé. Sim, Noé tinha uma linhagem pura, mas também era justo diante de Deus; na verdade, essas duas coisas estão conectadas e vão juntas: a linhagem de Noé permaneceu incorruptível porque ele era justo. Ele estava completamente separado do mundo pecaminoso e das pessoas pecaminosas (e metade das pessoas) ao seu redor – e por isso ele era perfeito entre seus contemporâneos.

Em Hebraico a palavra santo, também significa “separado” Isto é exatamente o que Deus espera e exige do Seu povo: ser santo e estar separado do pecado deste mundo. Noé, com seu coração puro, foi separado do mundo corrompido e, portanto, transmitido a uma linhagem humana pura, não corrompido pela semente demoníaca. Assim, Noé era um candidato perfeito para o plano de Deus.

Redenção ou expiação?

No entanto, isso é apenas parte da mensagem que Deus está nos enviando através desta história. O ponto central da história do Dilúvio – Deus se lembrou de Noé;

Gênesis 8:1;

1 - E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.

Nos lembra que esta mensagem não é apenas sobre o homem, mas também sobre Deus.

Qual é a segunda parte da mensagem que Deus quer que vejamos nesta história?

Agora vamos ler sobre a Arca.

Vocês se lembram que, quando Deus deu instruções a Noé sobre como construir a arca, Ele ordenou que a revestisse de piche por dentro e por fora.

Gênesis 6:14;

14 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

Imaginem uma ordem muito técnica – Você deve revesti-la com piche por dentro e por fora.

Todos sabem, que o Dilúvio e a Arca são grandes símbolos de castigo dos ímpios e salvação dos justos.

A linguagem da Bíblia é dada por Deus, e, portanto, é diferente de qualquer outra linguagem humana:

1 Coríntios 15: 54;

54 - E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Aqui encontramos a Mensagem Deus que

vemos na história de Noé: Sim, um homem tem que estar separado do mundo corrompido e andar com Deus – e mesmo assim– aqueles dentro da arca de Noé não eram ‘perfeitos’ e ainda precisavam ser “redimidos” por Deus: dentro e fora. Do interior e do exterior.

Glória a Deus, aleluia, Amém Senhor. -

NRS15062017

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 03/07/2018
Reeditado em 03/07/2018
Código do texto: T6380794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.