De Volta Ao Jardim...

(2ª Timóteo 1:7 / NTLH)

"Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes".

///

A versão da NOVA BÍBLIA VIVA, assim diz:

"Pois o Espírito Santo que é um dom de Deus, não quer que você tenha medo das pessoas, mas que seja sábio e forte amando-as e gostando de estar com elas".

___

Eu fico viajando aqui nessa reflexão e vejo o nosso Deus meio que com saudades.

O Senhor nosso Deus nos deu esse maravilhoso presente, que é o Santo Espírito, e não foi à toa não. Precisamos permitir que ele nos influencie, faça a diferença em nós e através de nossas vidas.

Sabe aqueles momentos - ali por volta das virações dos dias - em que o Criador costumava se encontrar com Adão lá no jardim e os dois, então, tinham um tempo de qualidade juntos!? Eu fico imaginando Deus dizendo: - "E aí, meu filho, como está o seu dia!? Eles, certamente, conversavam sobre vários assuntos. Deus e o homem eram parceiros... Eram íntimos. Havia cumplicidade no relacionamento. Era um relacionamento entre Pai é filho.

Imagine Deus falando: - "Adão, tenho algo para lhe pedir: Está vendo aquelas criaturinhas ali!? Eu bem que poderia fazê-lo, porém, gostaria que você escolhesse nomes para cada uma delas - as grandes e pequenas; as que andam e, também, as que rastejam; igualmente, as que voam e as que estão nas águas. Escolha nomes para todas elas. O nosso Deus é um Deus criativo e deu parte dessa criatividade ao filho.

Tudo ia muito bem, até que, infelizmente, como diz a Bíblia, ocorreu a queda e o homem foi expulso do jardim. Muito mais que um castigo, a expulsão foi - de fato - uma proteção de Deus para os seres que criou, pois, sob influências do pecado, é certo que Adão comeria do fruto da Árvore da Vida também e, assim, permaneceria eternamente afastado da presença e, portanto, da comunhão com o Pai.

Deus, entretanto, que detém o controle sobre todas as coisas, jamais será surpreendido por quaisquer circunstâncias. Ele não só sabia que o homem viria a pecar mas, de antemão, tinha consigo o plano de restauração para a humanidade decaída. Ele não abre mão desse relacionamento diário com o filho. De cara, Deus já foi logo dizendo e anunciando que a solução viria, e que seria a semente da mulher.

Podemos ver que Deus quis e quer tanto retomar o relacionamento com o homem, que investiu caro nisso. Ele não pechinchou, não fez leilão... Já foi logo pagando o mais alto preço, um valor que ninguém pode cobrir - Um preço impagável!!!

E tem mais: Além de nos abrir o caminho em Cristo Jesus, que veio, cumpriu o papel dele e retornou aos céus, para nos preparar o lugar (e virá nos buscar), Deus não nos deixou sós, pois Ele sabe que, sozinhos, iríamos nos distrair na caminhada e perder o rumo. Ele, então, nos deu uma pessoa que é expert no caminho, que conhece o caminho, que sabe tudo sobre o caminho, e que é alinhadíssimo com o caminho e com aquele que criou o caminho.

Observe que Deus quer tanto reviver aqueles momentos de intimidade com o homem, que nos abriu um Novo e Vivo Caminho, em Cristo Jesus, a fim de que tenhamos tudo que precisamos para chegar ao nosso destino final. Mas Ele não parou por aí não!!! Além do preço alto pago, o nosso Pai nos deu como Guia, o Espírito Santo, que não só nos apontará o caminho a seguir, mas seguirá conosco em todos os dias durante todo o percurso de peregrinação rumo à Pátria Celeste.