AS PARÁBOLAS DE JESUS

Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. (Mateus 13:1- 3).

***

Jesus falou - lhes, explicando as parábolas; O semeador, O joio, A semente de mostarda, O fermento, O tesouro escondido, A perola, e a Rede.

As parábolas de Jesus, estão registradas em:

Mateus 13:

3 - O semeador;

24 - O joio;

31 - A semente de mostarda;

33 - O fermento;

44 - O tesouro escondido;

45 - A perola;

47 - A rede ;

Mateus 13:31 – 32 – A parábola: A semente de mostarda;

31 - Outra parábola (Jesus) lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

32 - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

Mateus 13: 33 - A parábola: O fermento;

33 - Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

Mateus 13: 44 - A parábola: O tesouro escondido;

44 - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

Mateus 13: 45 – 46 - A parábola: A perola;

45 - Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;

46 - E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Mateus 13: 47 – 48 - A parábola: A rede;

47 - Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.

48 - E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.

Continuando:

Mateus 13:49 – 54;

49 - Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,

50 - E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

51 - E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

52 - E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

53 - E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.

54 - E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?

Finalizando:

“ Jesus usava parábolas para dizer tudo isso ao povo. Ele não dizia nada a eles sem ser por meio de parábolas. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta tinha dito: “Usarei parábolas quando falar com esse povo e explicarei coisas desconhecidas desde a criação do mundo.” (Mateus 13:34- 35).

Glória a Deus, Amém Senhor. -

NRS2512017

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 14/07/2018
Código do texto: T6390204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.