POR QUE NADABE E ABIÚ MORRERAM DE FORMA TÃO SEVERA?

Por que Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor?

(1) Nadabe e Abiú eram dois dos quatro filhos de Arão;

Êxodo 6:23 – E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

Que foram chamados por Deus para oficiarem como sacerdotes:

Êxodo 28:1 - “Fazei também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar”.

A Bíblia narra que eles foram consagrados e instruídos sobre o trabalho que Deus deu a eles;

Êxodo 30:30 – Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.

Isso demonstra um tempo de preparação e instrução antes que começassem efetivamente seu trabalho como sacerdotes realizado ali no tabernáculo.

(2) Além de todas as orientações que encontramos na lei de Deus sobre como os sacerdotes deveriam se portar, temos também em especial uma lei que determinava o tipo de incenso que deveria ser usado no tabernáculo. Era uma receita especial que só podia ser usada ali:

Êxodo 30:37 – Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor.

Temos também uma indicação clara de que o fogo usado para acender esse incenso deveria vir do próprio altar do incenso, que ficava dentro do lugar santo:

Levítico 16:12-13;

12 – Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do Senhor, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu.

13 - E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.

(3) Feitas essas observações, agora conseguiremos compreender melhor essa história. Nadabe e Abiú estavam realizando um serviço de culto a Deus e a narrativa nos diz o seguinte:

Levítico 10:1- E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.

A consequência imediata:

Levítico 10:2 - Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.

Nadabe e Abiú, os Seus incensários e o fogo estranho;

(4) Acabamos de ler que Nadabe e Abiú tomaram seus incensários. Isso pode indicar que eles não usaram os incensários consagrados para o uso no tabernáculo. O fogo estranho mencionado pode nos indicar que eles podem não ter usado o incenso determinado pela lei e, além disso, terem usado um fogo que não havia sido tirado do altar, conforme já explicamos. Isso mostra erros graves deles com relação às prescrições ordenadas por Deus. O trabalho parece ter sido feito de qualquer jeito, sem observar as ordens de Deus.

Por que Nadabe e Abiú agiram tão erradamente se conheciam a severidade de Deus?

(5) A narrativa nos mostra um fato interessante: Logo após a morte de Nadabe e Abiú, Deus fala a Arão sobre mais uma regra para os sacerdotes:

Levítico 10:8-9;

8 – E falou o Senhor a Arão, dizendo:

9 - Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;

Isso pode indicar que Nadabe e Abiú poderiam ter cometido todos aqueles erros na forma de culto a Deus porque estavam embriagados. Essa possibilidade é muito provável, e explica a atitude (quase que infantil) deles diante das coisas sagradas de Deus.

Por que Deus foi tão severo com Nadabe e Abiú?

(6) A severidade de Deus pode ser compreendida pelo fato deles já terem sido orientados quanto a forma de cultuar ao Senhor no tabernáculo, por terem sido negligentes quanto ao uso da bebida alcoólica e, dessa forma, desonrarem as leis de Deus. Certamente eles também foram tomados como exemplo de que as coisas de Deus não devem ser feitas de qualquer forma.

As exigências de Deus devem ser cumpridas. Além desses fatos, temos também a questão de que os líderes são mais cobrados, devido ao seu conhecimento sobre Deus e a missão que Deus deu a eles.

Que o castigo a Nadabe e Abiú seja para nós uma advertência.

Glória a Deus, Amém Senhor. -

NRS03122017

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 13/08/2018
Reeditado em 13/08/2018
Código do texto: T6418187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.