A Palavra de Deus para Hoje 26.09.2018(Lc,8,19-21)

Leitura: Lucas 8, 19-21

A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava, mas, por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele. Então alguém disse a Jesus:

— A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.

Mas Jesus disse a todos:

— Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam.

_______________________________________________________

Oração: LECTIO DIVINA. A LEITURA ORANTE DA PALAVRA.

O evangelho de hoje nos traz uma cena famosa e desconcertante: quando avisam a Jesus que sua mãe e irmãos estavam querendo lhe falar, ele não se coloca a caminho deles. Responde: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam”.

Quando ouço a frase de Jesus, cria-se dentro de mim uma tensão inicialmente. Ele veio nos contar que somos todos irmãos e irmãs de uma mesma família. Faz parte da família dos filhos e filhas de Deus toda a humanidade, cada ser humano. Fazem parte da família os que não conheceram a Palavra ou os que, mesmo a tendo conhecido, não a praticam.

Fazem parte da família os que amam e os que não amam. Os que cuidam e os que destroem. São irmãos os que ajudam e os que atrapalham. Os que constroem o Reino e os que o deterioram. São do Pai, por Ele queridos e amados, por Ele sonhados, os que dão a vida e os que matam.

Os honestos e os corruptos… os oprimidos e os opressores. Sim, quando dizemos “Pai”, dizemos “Pai Nosso”… quando dizemos “Pai Nosso”, reconhecemos que somos de uma família muito diversa, muito numerosa, e nem sempre é fácil viver em família… há gente de todo tipo… somos incomodados e incomodamos muito também. Dessa forma, a tensão é: se todos somos família, que significa o que disse Jesus? “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra e a praticam”.

Sinto que, quando Jesus se refere, aqui, à sua mãe e aos seus irmãos, ele está falando de família noutro sentido. Não se refere a todos que pertencem ao Pai e são por Ele amados, mas àqueles que, além disso, são lar para o Pai, para Jesus, o Filho, e para o Espírito.

Trata-se de família no sentido de lar. Os que ouvem a Palavra e, indo além, a praticam, são da família de Deus não apenas porque Deus criou e nos quis e amou a todos. São da família num sentido mais alto – são lar de Deus. Com um pai e uma mãe alguém espera poder se abrir com segurança… com os irmãos de verdade podemos contar para qualquer situação, em qualquer necessidade.

Numa casa em que percebemos um lar, dormimos com sossego, comemos com alegria, conversamos com abertura e segurança. Quem ouve a Palavra e a pratica é meu irmão, é minha mãe – isso disse Jesus. Da frase, ouço: quem ouve a Palavra e a pratica é meu lar, onde posso entrar, descansar… onde posso conversar, partilhar, saciar e saciar-me.

Hoje, peçamos ao Espírito que nossa vida seja um caminho que nos leve a ser, cada dia mais, família e lar da Trindade.

(Oração em outra data já postada em relação a outro evangelho narrando o mesmo fato da vida de Jesus)

_____________________________________________________

Autor: João Gustavo H. M. Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte

Fonte: www.catolicoorante.org.br

______________________________________________________

REFLEXÃO A.BIGCUORE. Contrariamente a que pregam os nossos irmãos evangélicos, Jesus não teve irmãos biológicos. Ele é Filho Unigênito do Pai, nascido da Virgem Maria, que trouxe a Salvação a toda humanidade.

Num sentido amplo, são aqueles que praticam as palavras de Deus, são seus irmãos e suas irmãs.

E é no dia a dia, que devemos praticar as palavras que Jesus nos deixou, pelo testemunho, de seus discípulos e evangelistas.

ANTES DE MAIS NADA, FAZER O BEM SEM OLHAR PARA QUEM! Eis o sentido, entendemos, para o Evangelho de hoje.

Que Deus continue derramando, em profusão, graças e bênçãos sobre Você e toda a sua família! Amém.

_______________________________________________________

www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Blog Bem Viver Brazil - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_______________________________________________________