Posicionar-se na vida e focar naquilo que se pretende a médio e longo prazo é uma necessidade. Normalmente, as pessoas levam em consideração algumas premissas equivocadas, por isso, seus não atingem suas metas.  Não estou dizendo que o erro e o fracasso não façam parte da vida das pessoas, pelo contrário, o fracasso e o erro, podem ser excelentes orientadores para os passos futuros, desde que a pessoa dedique sua atenção às causas que impediram o êxito em  sua caminhada.

O que qualifica a caminhada é a perseverança em relação ao objetivo, ou seja, onde desejo chegar.

As competições esportivas servem de lição, pois basta observarmos os atletas vencedores e chegamos à conclusão que nenhuma conquista é obra do acaso. Há uma intensa dedicação, um estudo metódico sobre os pontos fortes e pontos fracos do atleta e dos demais concorrentes.  Da mesma forma, você não pode duvidar de que pode chegar onde deseja, mas deve estar disposto a pagar o preço e traçar um plano estratégico para atingir tal objetivo.
Bem, então a primeira tarefa é estabelecer um alvo onde você pretende chegar. Leve em consideração a razoabilidade de seu projeto.  Muito embora a ousadia e ambição possam funcionar como estimuladores à busca da excelência e das grandes conquistas, a realidade e a razoabilidade sempre serão excelentes conselheiras.

Definido o ponto de chegada, a pessoa deve ter bem presente o referencial de onde se encontra. Sem ter em mente o seu posicionamento inicial, dificilmente poder-se-á estabelecer qualquer estratégia de  percurso.  Os instrumentos de navegação tornaram muito fácil o deslocamento de aviões, navios, automóveis e outros veículos.  Com a marcação do ponto inicial (A) e definição do destino (ponto B), o instrumento de navegação (GPS), calcula o trajeto mais adequado, o tempo a ser gasto e, durante o percurso, vai informando quais as atitudes a serem tomadas e as condições de momento.

Certamente você tem objetivos desafiadores na sua vida.

Não esmoreça, você pode chegar onde quer, precisará apenas posicionar o seu ponto inicial  e o seu alvo (pontos A e B), depois, verificar quais os obstáculos que precisa superar e se preparar para perseverar e manter firme a sua mente até atingir o alvo.  O sucesso de muitas pessoas demonstra que elas o obtiveram não de forma fácil e descompromissada.  Falharam, fracassaram, choraram, caíram, mas chegaram ao topo. 

Você pode!
 
CARLOS ROBERTO DE SOUZA