Palavras de um Pai Velho

Desacelera, filho, desacelera! Desacelera, que a vida não acaba amanhã e nem começou ontem. Desacelera, filho, desacelera! Desacelera, que cada coisa tem o seu devido tempo. Não adianta colocar o carro na frente dos bois porque não vai andar mesmo. Oxi! Deixa de pressa! Tenha calma, que as coisas se ajeitam. Apressado e sem fé não se chega a lugar algum.

Pensa na vida como um rio, que nasce pequeno e sereno e vai se agigantando aos poucos. O rio, filho, não é só calmaria; mas também não é só correnteza brava. E o mar é a mesma coisa. O que os deixa vivos é que estão sempre em movimento. A vida é a mesma coisa.

Movimente-se! Movimente-se! Mas um passo por vez. Claro que às vezes é preciso ser corredeira, queda d’água e ressaca pra levar pra longe tudo o que atravanca o caminho. Só que isso não pode ser sempre.

Tu já viste um rio só de corredeira? Tu já viste um rio só de queda d’água? Tu já viste o mar de ressaca o tempo todo? Deixa as águas doces e salgadas te lavarem as mágoas e angústias e as águas pesadas dos mangues e lagoas decantarem o trazes de outros tempos.

Acalma teu coração, filho! Cada qual tem seu caminho, assim como cada rio tem seu curso. Cada ser humano, cada criatura, mais cedo ou mais tarde acha o caminho de volta ao Criador; assim como os rios sempre acham o caminho do mar.

O rio e o mar, quando não podem destruir as pedras, ou as contornam ou as encobrem. O que tu tens feito das pedras do teu caminho? Tens se represado nelas?

Tudo é aprendizado, filho! Tudo! Sim, tudo! Mesmo as perdas e as dores. Não podes seguir sem deixar nada de ti ou levar algo por onde passas. De novo pensas no rio e no mar. Por onde passam deixam vida e levam coisas ruins. Eles só trazem destruição e morte quando já estão saturados do descaso humano. Águas calmas não fazem bons marinheiros. A vida calma é pra quem já enfrentou tempestades e aprendeu a vencer, do contrário é alienação e enganação.

Desacelera, filho, desacelera! Desacelera, mas entendas que aceitar as dificuldades da vida não significa sucumbir subserviente a elas.

Mania essa de achar que vocês estão sempre sozinhos. Isso é falta de fé. O Criador nunca nos abandona. O problema é que, acelerados, não se consegue percebê-lo e nem a Seus emissários.

Por tudo isso, desacelera! Desacelera, mas não para. Se tu parares serás afogado pelas águas da vida.

Cícero – 25-11-2018

Cícero Carlos Lopes
Enviado por Cícero Carlos Lopes em 27/11/2018
Código do texto: T6513260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.