Princesinha

Paz! lugar bom. É como voltar no tempo...e caminhando pelas ruas de bairros como Realengo ou Bangu, olhar ao redor e ver o vazio relevo de morros ainda não povoados, mas sim, respeitosamente, preservado, e,mais ao longe, ver a paisagem repleta de vida, flora e fauna, que nos enche de esperança, nos faz pensar, por que não ficar? Aqui espaço; aí confinamento, não há mais lugar...todos os espaços foram ocupados. Aqui ruas e calcadas vazias, sem os camelôs, sem os ambulantes que aí se esforcam para conquistar, algo, no seu dia. Aqui casas bem pintadas, não pichadas; policiais fazem ronda junto à guarda municipal que, eu não imaginava ver isso!, passam os seus turnos de serviço ao amanhecer, em monumentos da cidade. Parece mentira!, mas aqui os prédios, monumentos e parques públicos são um bem a ser guardado, não servem de abrigo ou local de tocaia para que malfeitores confessem se, verdadeiros agentes do mal!!!!!! Estaciono, novamente, em vaga de rua, sem que alguém grite que esse canto da calçada é meu....os bares estão cheios agora, e, pelo visto, a qualquer hora, é normal ir ao botecos...aqui a noite chega, às vezes, molhada pela chuva da tarde, que promete tempestade, mas logo, se dissipa em chuvas de vizinhança. ..faz calor, e, sem negar a vocação que o velho e castigado Rio tem, por vezes,faz lembrar o despido jeito de todo carioca. Foi-se o Rio que conheci, do subúrbio à respeitada zona sul, lugar de bacana....tinhamos, todos,orgulho de nossa origem, sabíamos conquistar o respeito. Foi-se o tempo em que televisão era artigo de luxo, os arredores do Rio, era roça, e, os que podiam reuniam-se, e assim, os domingos era um dia especial...em lugar do Jornal Nacional e da novela das oito, a audiência era do Silvio que vinha trazer a distração. ..o Fantástico era Fantástico! e o J Silvestre? eu, deixa pra lá, tudo reminiscências. ...mas os tempos são outros, ninguém aceita ser pobre. Nos dias de hoje ser pobre é feio, não tá com nada... assistir, inerte, a televisão.

...isso é passado! o negócio é atuar! fazer parte da atuação, interagir, dar o recado!...e é aí que entra a imagem! aparecer é parecer bem! Consequência! todos preocupam-se com a imagem, desde a roupa de baixo; já era...a imagem é tudo!..daí o blá-blá-blá. ..Oooh Facebook! Mas de volta à nossa prosa, aqui pedir! reivindicar!cobrar o que é de direito!; aí, o impossível! Não há suporte! resta o desânimo, resultante do descaso recorrente. Por enquanto, recorro a Paz da princesinha do vale, e, rezo para que Deus proteja e ajude o nosso povo, que hoje vive nos grandes centros urbanos, desse nosso, imerso, Brasil, e,rezo para que passem, ilesos, por esses dias difíceis. "Deixa eu ir, deixa eu ir que o babado do cano está cheio. " até agora não sei de fato o que significa, são reminiscências de um sonho que tive, nele uma pequena moreninha que, por alguns segundos, pensei ser a minha filha caçula, em minhas impressões não mais que os três anos, de bracos estendidos me recebeu,mas, após o abraço, e,já, em meus braços, foi dela que ouvi: "deixa eu ir,deixa eu ir que o babado do cano está cheio." Fuiiii