BRASIL, PÁTRIA DO EVANGELHO !... CORAÇÃO DO MUNDO...

Brasil, Pátria do Evangelho !... Coração do mundo !... Brasileiros !... Somos, células do corpo da humanidade... Células !... Não se confundam por “cédulas”... Brasil, nome inspirado pela madeira nativa Pau-Brasil, que jorrava seiva da cor de brasa, da mesma cor ardente e sofrida que jorraria nas veias de todos os brasileiros... A madeira foi extinta, mas saibamos carregar a cruz da responsabilidade que nos cabe. Da Pátria-mãe, seus filhos herdaram o sangue que ainda corre nas veias e por vezes, escorre na face, num misto de suor, sangue e lágrimas... Trabalho, vida e sofrimento... Um coração que pulsa em abatimento, num batimento enfraquecido de convicções e esperanças... Depende do pulso e do impulso de todos os brasileiros, filhos da Pátria-mãe abençoada, percorrerem com sangue novo, as veias e artérias que irrigam esse coração... Que só por amor, a vida prevalece... Só o amor combate o veneno mortífero do ódio... Um coração de veias entupidas pela estupidez, só tenderá ao colapso... Todos estão fartos de tanta miséria... No entanto a grande maioria se alimenta das mesmas misérias de que estão fartos... .E de fartos não percebem os riscos do infarto... Mais do que cabeças inteligentes, precisamos de corações que ajam com sabedoria... Mais do que discursos inflamados sobre governantes, precisamos de silêncios nas bocas quando palavras de ódio são proferidas... É ter prudência em proferir a palavra aos ouvidos sem ferir com tiros de letra, os corações... Estamos todos no mesmo barco... Por que remamos em rumos contrários ? Para onde quer que rumemos esse barco, o porto será o destino de todos nós... Estamos ancorados em mar turbulento... Do que é feita essa âncora que mantêm um povo estagnado ? O que se vê e o que se ouve em toda parte? Vozes alardeando que a bandeira está em frangalhos pelos ventos da ganância e da vaidade que rugem ameaçando toda a embarcação... O mastro que a sustenta está tomado pela ferrugem da corrupção... Ergam os olhos para as estrelas, que estão além das que se estampam em nossa bandeira... Ainda brilham nos céus do Brasil, pois sei que brilham... São estrelas estampadas no brilho de cada gota de suor dos que lutam por um país melhor, são reflexos de estrelas de esperanças que insistem em brilhar nos olhos, apesar das lágrimas que ofuscam o olhar... Do silêncio das estrelas e dos céus, uma voz sussurrava na brisa... E na brisa, o tempo se fez passar... Mas os céus insistem pelo vento... Ouçam o sussurro dos ventos que sopram nas janelas da alma, antes que o furor dos trovões rasguem os céus com luzes de espadas, pois o mal que se corta pela raiz, também se corta pela espada. É preciso mãos que se disponham a forjar os remos contrários aos ventos que rugem no prenúncio de uma tempestade maior que ameaça afundar toda embarcação... Mais que olhares atentos ao erro dos que governam é preciso aguçar a visão do espírito e enxergar o abismo para onde estamos rumando a cada passo em atitudes equivocadas ou ausência de atitudes de valor... Será preciso um infarto para que se perceba que todo clima de tensão onde estamos submersos, exige de cada um, atitudes leves de paciência, sabedoria e dignidade? Antes de se atentar para todos os cortes onde o desgoverno do país nos faz sangrar, perguntemos, Em quais pontos somos hábeis e até que ponto estamos empenhados em estancar essa ferida ? Quando a cabeça não funciona, o corpo padece; mas quando o coração não funciona, perde-se a cabeça e o corpo inteiro. Que esse coração não perca o ritmo; que não entre em colapso pelo descompasso; que não seja necessário um tratamento de choque para evitar que a humanidade, desnutrida de valores espirituais, perca a vida por falência múltipla dos órgãos.