É A VIDA

O cansaço diário é vencido a cada dia que tomamos uma atitude positiva diante do que está e do que há de vir. Jamais devemos sofrer por antecipação porque, diz o jargão, "é sofrer duas vezes". O melhor mesmo é que saiba lidar com o imponderável e, senão evitar desgaste emocional, pelo menos amainar, tornando mais fácil e suportável o ato de "ruminar". 

A vida tem vários tons e sabores. Por vezes se apresenta doce e melíflua, outras, amarga como fel - e ainda assim, viver é preciso, "mais do que navegar", parafraseando (e contrariando) o grande poeta luso). Há escolhas e caminhos, portas fechadas que nos cabem abrir. E há brilho, contentamento, tristeza e dor nessa longa caminhada... 

Contudo, creio que somos feitos da partícula divina - o barro do Oleiro -, trazendo em nós a imagem e semelhança do Onipotente. Ainda que uma imagem desfocada, torta, à espera de redenção. Somos livres na medida em que nos é permitido; não constrangidos, tampouco obrigados a seguir este ou aquele caminho, ainda que tal afirmação se apresente visceral e contraditória. Certamente, há tempo para tudo debaixo do céu, até para a compreensão do que parece incompreensível. 

Ao final desta pequena reflexão vem à minha mente o pedido reverente: "que a graça de Deus abundante caia sobre nós". 

Pérola Guimarães
Enviado por Pérola Guimarães em 13/03/2019
Código do texto: T6597028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.