AS OBRAS SÃO NECESSÁRIAS NA SALVAÇÃO, OU FÉ SEM OBRAS É MORTA?

Irmãos, muitas pessoas confundem a questão da fé sem obras é morta e a relacionam à salvação, principalmente por conta da ideia espírita muito difundida de que fazer obras é necessário à salvação da pessoa. Ou seja, as obras teriam papel na salvação, segundo eles. A questão é que esse pensamento não é bíblico.

Vejamos porquê:

O que quer dizer a fé sem obras é morta?

Qual a relação das obras na salvação?

(1) É preciso compreender em que lugar a Bíblia coloca as obras e em que lugar coloca a salvação. A Bíblia coloca a salvação totalmente nas mãos de Deus. Isso significa que não existe mérito humano na salvação. Ninguém pode dizer, segundo a Bíblia, que salvou a si mesmo e nem que por conta da soma de suas boas ações conseguiu a sua salvação. Isso é bastante claro nos versículos de:

Efésios 2:8-9;

8 – Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

(2) Fica extremamente claro nos versículos que não existe na obra de salvação qualquer merecimento humano por obras que tenha feito. O ser humano apena recebe o presente de Deus (graça) através da fé (que o próprio Deus dá ao indivíduo para que ele possa receber essa graça). Isso tira qualquer glória que alguns poderiam ter em si mesmos e coloca toda a glória em Deus, o autor da salvação do começo ao fim.

Fé sem obras é morta: As obras são, então, desnecessárias?

(3) Aqui muitos se confundem e tratam as obras como algo menor. As obras, na realidade, têm também um lugar de destaque na Bíblia, mas não como a causa da salvação, mas como algo que decorre dela. Com relação a alguém salvo, “eu faço boas obras porque sou salvo e não sou salvo porque faço boas obras”. O versículo explica isso de forma muita clara:

Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Somos salvos (para) boas obras e não (pelas) boas obras.

Fé sem obras é morta: a importância das boas obras

(4) Essa realidade da importância das obras é tratada em muitos outros textos bíblicos. Mas os mais impactantes são os que tratam as obras como frutos e nós (salvos) como árvores. A árvore sadia (salva) deve produzir bons frutos (obras). Isso é o natural, é o comum, é o apropriado, é o mandado de Deus aos Seus salvos:

Mateus 7:17 - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Os maus frutos (falta de boas obras) podem indicar que não houve conversão verdadeira, mas apenas convencimento. O que chamamos geralmente de pessoa convencida e não convertida.

A fé sem obras tratada por Tiago

(5) É essa questão da fé sem obras que Tiago trabalha em sua epístola. Tiago analisa o comportamento de alguns que diziam ter fé, diziam ser salvos, mas que não tinham obras que demonstrassem essa realidade em suas vidas. A conclusão a que ele chega é que essas pessoas estavam iludidas com o que achavam que tinham. Tiago propõem um desafio:

Tiago 2:18 - Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Nós lemos no início, que de forma alguma Tiago está aqui contrariando o ensino visto em Efésios 2:8-9.

Tiago está combatendo o pensamento de alguns que achavam que uma vez crentes de que estavam salvos não precisariam fazer mais nada, quando, na realidade, é aí que começa nossa missão de vida de forma mais alinhada com os propósitos de Deus, fazendo obras que Deus designa aos Seus servos.

concluindo

(6) Assim, concluímos que obras não são necessárias para que uma pessoa seja salva, mas as obras são necessárias na vida de alguém que foi salvo, são frutos preciosos que devem brotar de um coração que agora tem Deus, que agora reconhece o Senhor e Sua santa palavra. Se essas obras não brotam diariamente desse coração, deve-se questionar se realmente houve uma obra de salvação naquela vida!

Esse é um alerta que Tiago dá para algumas pessoas que não faz questão de cultivar esforços positivos (boas obras) em suas vidas.

Glória a Deus, Amém Senhor.

NRS11012018

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 26/03/2019
Reeditado em 26/03/2019
Código do texto: T6608324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.