Somos da família

"PONDE, POIS, ESTAS MINHAS PALAVRAS NO VOSSO CORAÇÃO E NA VOSSA ALMA";

Deus nos chama e convida a relacionarmos com Ele, a conhecê-lo melhor, a guardar as palavras dEle no coração e, a partir disso, vivermos conforme Ele nos orienta, do jeito dEle e não do nosso jeito. Alguém já disse que "precisamos ver a Deus, para que os outros possam vê-lo em nós". Conhecendo-o, somos transformados e isso nos leva a uma nova vida e a novas atitudes, mediante as quais, revelamos a Pessoa de Deus E a Presença dEle em nós.

"ATAI-AS POR SINAL NA VOSSA MÃO",

Mão tem a ver com o ato de servir. Que as palavras dEle produzam em nós corações servidores, de forma que sejamos mãos do Senhor, a serviço do próximo; que nos entreguemos ao Santo Espírito, a fim de sermos guiados por Ele, como convém a filhos, e vivamos permeados pela Graça e pelo Amor de Deus.

"PARA QUE ESTEJAM POR FRONTAL/TESTEIRA ENTRE OS OLHOS".

Uma placa de identificação de uma loja deve apontar o conteúdo que ali está disponível. Quando vejo a placa com os dizeres "LIVRARIA LEITURA", sei que devo encontrar o que preciso para suprir uma lista de materiais escolares; no caso de "DROGARIA ARAÚJO", sei que devo encontrar medicamentos constantes na prescrição médica; já na "PANIFICADORA BIG PANE", sei que encontrarei pães, bolos, broas e outras quitandas. FRONTAL/TESTEIRA é a nossa placa de identificação, o nosso testemunho, que é capaz de revelar o nosso conteúdo às pessoas. Seja Deus o nosso conteúdo. Os nossos filhos, nesse contexto, são os nossos primeiros observadores: Público Familiar; e devem ser os primeiros a verem Deus em nós.

"ENSINAI-AS A VOSSOS FILHOS, FALANDO DELAS ASSENTADOS EM VOSSA CASA, E ANDANDO PELO CAMINHO, E DEITANDO-VOS, E LEVANTANDO-VOS".

Como nossos primeiros expectadores, nossos filhos serão atraídos pelo nosso testemunho e, de antemão, desejaram experimentar também da Presença de Deus que está em nós. Ensiná-los não será difícil, já que eles desejam isso para si também. Precisamos fazê-lo em todo tempo e lugar, com o objetivo de transformar aqueles que são os nossos primeiros expectadores em nossos discípulos em Cristo Jesus.

"ESCREVEI-AS NOS UMBRAIS DE VOSSA CASA E NAS VOSSAS PORTAS",

O desejo de Deus é expandir o Reino e o propósito eterno dEle é o de constituir para si uma grande família com muitos irmãos, tendo a Cristo Jesus como o irmão mais velho. Daí, "escrever as palavras dEle nos umbrais e portas da casa" visam externar a Presença de Deus a um outro tipo de pessoas, além dos familiares: Público Externo. Mesmo de longe, todos poderão constatar que, ali naquele imóvel, os moradores são servos e servas de Deus. Que, a partir do testemunho familiar, aqueles com quem lidamos em nossos cotidianos, possam perceber a Presença do Senhor em nossa casa, em nossa família, em nós mesmos e em nosso lar.

"PARA QUE SE MULTIPLIQUEM OS VOSSOS DIAS E OS DIAS DE VOSSOS FILHOS NA TERRA QUE O SENHOR, SOB JURAMENTO, PROMETEU DAR A VOSSOS PAIS, E SEJAM TÃO NUMEROSOS COMO OS DIAS DO CÉU ACIMA DA TERRA".

Há promessa em cumprir a esse chamado de Deus. Em conhecê-lo está a garantia de nos apossarmos do que Ele tem para nós, pois, conhecendo-o, impossível é não amá-lo, e, para amá-lo, necessário é que o obedeçamos, guardando-lhe os mandamentos; e, na obediência está o segredo da nossa vitória: SERMOS ACEITOS NA FILIAÇÃO DIVINA.

_____

Referência:

Deuteronômio 11:18-21.