Não faz cerimônia

AO JUSTO:

Você será um bem-aventurado, se não andar no conselho dos ímpios, não se deixar deter no caminho dos pecadores, nem se assentar na roda dos escarnecedores.

NÃO SE AFASTE DOS SEUS AMIGOS NÃO CRENTES, PORÉM, NÃO ANDE SEGUNDO OS PENSAMENTOS DELES, NÃO OS IMITE NO COMPORTAMENTO PECAMINOSO, NEM SEJA CONIVENTE QUANDO FALAM DE FORMA CONTRÁRIA A DEUS.

Antes, o seu prazer esteja na lei do SENHOR, e na lei do SENHOR medite de dia e de noite.

TENHA A BÍBLIA COMO O SEU MANUAL, SABENDO QUE, PARA QUE VOCÊ FUNCIONE A CONTENTO, FAZ-SE NECESSÁRIO CONHECÊ-LA BEM E PRATICÁ-LA. NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR POR SEUS AMIGOS; SEJA VOCÊ UM INFLUENCIADOR.

Você será como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dará o seu fruto, e cuja folhagem não murchará; e tudo quanto você fizer será bem sucedido.

A PARTIR DE SEU BOM FUNCIONAMENTO, QUE RESULTA DA OBSERVÂNCIA DO MANUAL, VOCÊ PRODUZIRÁ FRUTOS NA PRESENÇA DO SENHOR, TERÁ VIDA ABUNDANTE E SERÁ PRÓSPERO, JÁ QUE NADA LHE FALTARÁ, POIS O SENHOR SERÁ TUDO PARA VOCÊ.

AO ÍMPIO:

Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

AQUELES QUE IGNORAM O MANUAL NÃO FUNCIONAM BEM E SEMPRE APRESENTAM DEFEITOS, OS QUAIS SE AGRAVAM GRADATIVAMENTE, LEVANDO-OS À PERDA TOTAL. ELES SÃO INCONSISTENTES E, SEM ESSE FUNDAMENTO, NÃO TEM COMO SUSTER-SE.

Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

AQUELES QUE OPTAM POR IGNORAR O MANUAL DE FUNCIONAMENTO, FICARÃO DESLOCADOS NO MEIO DOS QUE O CUMPREM, PORQUE, NO MESSIAS, EM CRISTO, DEUS NOS LEVA DE LUGAR EM LUGAR NUM DESFILE DE VITÓRIA PERPÉTUA. POR MEIO DE NÓS, ELE TRAZ O CONHECIMENTO DE CRISTO. AONDE QUER QUE VAMOS, O POVO ASPIRA O EXCELENTE PERFUME DESSE CONHECIMENTO. POR CAUSA DE CRISTO, EXALAMOS UMA DOCE FRAGRÂNCIA QUE SOBE ATÉ DEUS E É RECONHECIDA PELOS QUE TRILHAM O CAMINHO DA SALVAÇÃO - UM AROMA COM AGRADÁVEL CHEIRO DE VIDA. MAS AQUELES QUE ESTÃO NO CAMINHO DA DESTRUIÇÃO NOS TRATAM MAIS COMO SE EXALÁSSEMOS O CHEIRO DESAGRADÁVEL DE UM CADÁVER, E, POR ISSO, NÃO PREVALECEM NO MEIO DA CONGREGAÇÃO.

AOS DOIS GRUPOS:

JUSTOS E ÍMPIOS:

Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

O SENHOR NOS CONFRONTA E LANÇA O DESAFIO: EM QUAL GRUPO QUEREMOS FICAR!? VAMOS NOS ESFORÇAR POR UM LUGAR JUNTO AOS ÍMPIOS OU POR UM AMBIENTE REPLETO DE JUSTOS!? O SENHOR CONHECE A AMBOS OS CAMINHOS E NÃO FAZ CERIMÔNIA NENHUMA AO DECLARAR QUE UM DESSES É CAMINHO DE MORTE.

_____

Referência:

Salmos 1:1-6.