E, por fim, partiu

Labão e Betuel responderam: “Tudo isso vem do Eterno. Não nos compete dizer nada sobre isso, nem sim, nem não. Rebeca está à sua disposição. Pode levá-la, e que ela seja esposa do filho do seu senhor, como o Eterno deixou claro”.

Gênesis 24:50-51

Bíblia A Mensagem

_____

Esses versículos são, para mim, muito intrigantes, especialmente nesses dias em que o conteúdo ministrado nas aulas da Escola Bíblica Dominical na Comunidade Cristã Comunhão Plena (Contagem/MG) e, até nos Cultos - como ocorreu ontem com o sermão do Pastor Fernando - tem se voltado para a edificação da família, com ênfase na criação dos filhos.

Vivemos tempos difíceis em que comportamentos abusivos tem vitimizado as nossas crianças, tendo como autores pessoas próximas, ditas "de confiança", inclusive os próprios familiares - pais, irmãos, tios primos, etc. Entretanto, no texto acima, vemos familiares entregando um ente querido, uma jovem chamada Rebeca, nas mãos de um desconhecido, totalmente convencidos de que aquilo tudo que o homem lhes contara era verdade. Pensem em quantas crianças, hoje em dia - e podemos ter acesso a essas informações na mídia, com riqueza de detalhes - são ludibriadas e iludidas por artifícios ardis e se deixam levar por estórias diabolicamente construídas com o objetivo de torná-las presas fáceis.

Como explicar a atitude dessa família, então!? O que vejo são os propósitos de Deus se cumprindo, e o controle dEle sobre todas as coisas. O Senhor faz com que os planos dEle se cumpram e trabalha nos corações quebrantados, que a Ele se rendem, a fim de que todas as coisas cooperem para o bem de todos que com Ele se alinham. Ele busca corações dispostos a cuidar das coisas do Reino e, em contrapartida, Ele é fiel e cuida das coisas daqueles que com Ele se comprometem.

A Bíblia afirma que Deus abençoou Abraão em tudo. Abraão tinha a senha de acesso a Deus e se conectava com Ele em todo tempo e lhe era permitido fazer downloads de todos os arquivos de benção. TEMOS DE APRENDER COM ABRAÃO A ATIVAR AS BÊNÇÃOS DO SENHOR SOBRE AS NOSSAS VIDAS.

Já de idade avançada, Abraão ordenou a Eliézer (servo de confiança - temente e alinhado com Deus) que buscasse uma esposa para Isaque, preocupado com a solteirice do filho e temendo que ele se casasse com uma cananita. O servo fez tudo como lhe foi ordenado, buscou a orientação do Senhor em todos os momentos e Este fez com que Rebeca fosse até ele e se comportasse conforme oração dele a Deus, testificando ser ela a escolhida. Foi aí que, mesmo sem consultar a filha, os familiares a entregaram ao estranho, após lhe ouvirem o relato, no qual todos acreditaram.

Houve um momento em que o irmão e a mãe da moça quiseram que ela ficasse por mais algum tempo com eles e só depois de alguns dias partisse. Eliézer insistiu que os deixassem seguir. Só aí é que eles decidiram consultar qual seria a vontade da menina, e ela não titubeou: DISSE SIM, QUE IRIA PARTIR IMEDIATAMENTE.

Essa atitude dela me mostra algo muito interessante. Ela, com essa escolha que fez, optou por agir da mesma maneira - portanto, alinhada - como o futuro sogro dela um dia agiu. OU SEJA, ELA DECIDIU SAIR DA CASA E DA PARENTELA DELA, E SEGUIU EM BUSCA DE ALGO, DE ALGUÉM E DE UM LUGAR QUE NÃO CONHECIA. ELA NÃO SABIA EXATAMENTE O QUE A ESPERAVA. ELA NÃO RESISTIU AO MOVER COOPERATIVO DE DEUS E , TÃO SOMENTE, CONFIOU NA PALAVRA QUE LHE FOI LIBERADA, NÃO OLHOU AS CIRCUNST NCIAS EM NENHUM MOMENTO, NÃO SE APEGOU À ZONA DE CONFORTO DAQUELE AMBIENTE FAMILIAR, E, POR FIM, PARTIU.

O Senhor nos convida e desafia a não andarmos segundo o nosso próprio padrão, mas que o alinhemos ao padrão por Ele ditado; a estarmos e permanecermos sensíveis ao mover do Santo Espírito em nós (Romanos 8:14), deixando-nos ser por Ele guiados; a vivermos para o louvor da glória dEle (Efésios 1:12), fazendo tudo do jeito dEle e não do nosso jeitinho costumeiro e peculiar (Provérbios 16:1-3); a não limitarmos o poder dEle em nosso meio, mas, ao contrário, que "sirvamos uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1° Pedro 4:10).

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" (Efésios 3:20-21).