Alinhamento

RECONHECE-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS, E ELE ENDIREITARÁ AS TUAS VEREDAS.

(PROVÉRBIOS 3:6)

ALINHAMENTO

Desde o princípio, DEUS busca o alinhamento da vontade do homem à VONTADE DELE. Em resumo, o que Ele quer é RECEBER TODA A HONRA, é ser reconhecido em todos os nossos caminhos, em tudo o que diz respeito à nossa existência. E não se trata de carência.

A gente precisa entender e aceitar que foi o Senhor que criou tudo que existe, inclusive a nós, e que todas as coisas pertencem a Ele; QUE TUDO TEM A VER COM ELE, QUE O CONTROLE ESTÁ NAS MÃOS DELE. NÃO TEM NADA A VER COM A GENTE.

Deus criou o homem e, a partir do homem, formaram-se povos e nações, que se desenvolveram cheios de si mesmos, ou seja, a natureza humana pecaminosa prevaleceu; cresceram e se multiplicaram afastados da presença do criador. É claro que o coração de Deus muito se entristeceu por ter sido ignorado pelos homens, que viraram as costas para Ele e preferiram andar sob os cuidados de outros deuses, pois o Senhor tem como PROPÓSITO eterno constituir para Ele próprio uma grande família, que permaneça em intimidade com Ele por toda a eternidade: COMO PAI E FILHOS. Se quisesse, seria simples para Deus exterminar de vez a humanidade e criar outros seres que o adorassem, porém, A ESCOLHA DELE FOI DE AMAR o ser humano. O Senhor decidiu, sim, formar outra criatura, mas optou por fazer isso a partir do próprio homem, DANDO UMA NOVA OPORTUNIDADE para que a humanidade fosse restaurada; buscando ser reconhecido e HONRADO no meio do povo. FOI NA BUSCA DESSE ALINHAMENTO, QUE ELE NOS APRESENTOU O PLANO SIMPLES DE SALVAÇÃO DA HUMANIDADE, QUE REQUER – TÃO SOMENTE – A OBEDIÊNCIA.

Dentre as nações, Deus escolheu a Israel para se revelar e para fazer conhecido o plano àquele povo e aos demais. Um dos propósitos disso é trazer à tona a todos os homens a pessoa dele, a vontade, os planos, os pensamentos que Ele tem ao nosso respeito, bem como todos os atributos dEle. Não foi à toa que Deus inspirou o profeta Jeremias a escrever que A GLÓRIA DO HOMEM CONSISTIRIA EM CONHECÊ-LO, INCLUSIVE ELE RECEBERIA UM CORAÇÃO COM CONDIÇÕES PARA A BUSCA DESSE CONHECIMENTO (JEREMIAS 9:24; 24:7; 29:11). Deus tem tanta satisfação em que nós o conheçamos que, para Ele, não querer conhecê-lo equivale a rejeitar a Ele próprio e tudo que Ele tem para nós (Isaías 1:2,3). A proposta de Deus É QUE TENHAMOS A VIDA ETERNA. Foi exatamente por isso que Ele nos deu o próprio Filho, para que entendamos que A VIDA ETERNA QUE RECEBEMOS CONSISTE NO CONHECIMENTO QUE TEMOS DA PESSOA DELE (João 17:3) e, contrariamente a isso, a morte advém do desconhecimento dessa verdade (Oséias 4:6).

Ou seja, continuamente Deus se faz conhecer, seja por meio da sua criação, da providência, ou da palavra falada que começou lá no Éden e culminou na encarnação dessa mesma palavra que foi o nascimento de Cristo (João 3:16,17; Hebreus 1:1-4; Atos 3:26; Gálatas 4:4; 1º João 4:9,10,14). O NOSSO ALVO DEVE SER CRISTO!

_____

Tanto Deus me amou

Por isso Ele deu

Não o que sobrou

Mas o melhor do era seu

Assim como Deus me amou

Também eu quero amar

Pois sei que é possível dar sem amar

Mas é impossível amar sem dar

(Asaph Borba / Melhor é dar)