Servir por amor

ORELHA FURADA

(Êxodo 21:1-6)

>>>>>>>>>>São estes os estatutos que lhes proporás:

"Esses estatutos tem a ver com a legislação dos escravos hebreus".

>>>>>>>>>>Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça.

"De um modo geral, todo escravo que completasse seis anos de prestação de serviços ao senhor que o comprou, teria direito à alforria, sem pagar nada por isso".

>>>>>>>>>>Se entrou solteiro, sozinho sairá.

"A alforria era um direito pessoal e não abrangia pais, irmãos nem primos, etc.".

>>>>>>>>>>Se era homem casado, com ele sairá sua mulher.

"Nesse caso, a alforria assegurava o direito ao casamento contraído em tempo anterior ao período de escravidão e abrangia também a pessoa da esposa do escravo alforriado, que deveria ser liberada para partir com o marido".

>>>>>>>>>>Se o seu senhor lhe der mulher, e ela der à luz filhos e filhas, a mulher e seus filhos serão do seu senhor, e ele sairá sozinho.

"Aqui eu chego a ficar angustiado com a situação. Se fosse um casal sem filhos, até aí, tudo bem pois entendo que homem e mulher seriam liberados. Agora, no caso de um casal com filhos, o direito à alforria só abrangeria o escravo. Só ele poderia partir livre para onde quisesse. A esposa e filhos deveriam permanecer como escravos. Muito triste isso".

>>>>>>>>>>Porém, se o escravo expressamente disser: Eu amo meu senhor, minha mulher e meus filhos, não quero sair forro. Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

"Para que pudesse permanecer junto à esposa e filhos, o escravo só tinha uma opção. Ele deveria abrir mão de partir e declarar isso oficialmente perante os juízes. Como sinal dessa escolha feita por "livre e espontânea pressão", e para fins legais junto à fiscalização, a orelha do escravo era furada, para que todos soubessem que aquele indivíduo não quis a liberdade e optou por permanecer servindo ali junto à família dele".

"Toda dívida tinha que ser paga. Se um indivíduo não tivesse recursos para honrar os seus compromissos, ele deveria dar os seus bens em pagamento. Se estes não fossem suficientes, ele também deveria entregar as suas terras. E, se elas ainda não bastassem para a quitação da dívida, o próprio indivíduo (e às vezes até a sua família) deveria ser dado como pagamento. Isto faria dele um escravo. Na realidade, nesse contexto do versículo lido, ele não tinha condições nenhuma de pagar pela liberdade da esposa e filhos e o único meio de permanecer com a família - para cuidar, abraçar a esposa e filhos, para estar ali, junto dos entes queridos, dar aquele cheirinho gostoso e carinhoso neles, tocá-los diariamente e participar do dia a dia deles - isso tudo só seria possível se o escravo abrisse mão de partir e de gozar da liberdade, que foi tão sonhada e esperada durante os longos e penosos seis anos."

_____

Aí, eu vejo que tudo isso tem a ver conosco, mas, Graças a Deus, que nos deu a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo (1° Coríntios 15:57).

Ao se render ao pecado, o homem se tornou escravo de Satanás. Como está escrito em 2° Pedro 2:19b, "pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor". O Diabo, por legalidade, assumiu as nossas vidas e a tudo aquilo que nos diz respeito.

A Graça, as Misericórdias e o incomparável AMOR DE DEUS nos alcançaram e a nossa dívida foi paga: "A maravilhosa verdade é que DEUS nos resgatou dos becos sem saída e dos caminhos de escuridão. Ele nos pôs no Reino do Filho que Ele tanto ama, o Filho que nos tirou do poço em que havíamos caído e nos livrou dos pecados que estávamos condenados a repetir, a repetir e a repetir".

Colossenses 1:13-14

Bíblia A Mensagem

_____

Em CRISTO JESUS - por tudo que Ele fez por Amor a você e a mim - temos a nossa Carta de Alforria, escrita e assinada com O Sangue Redentor, e essa liberdade é uma decisão pessoal e intransferível, porém, diferentemente da legislação que lemos, ainda que os nossos familiares não sejam salvos; e que não tenham, "confessado com os próprios lábios a CRISTO JESUS como Senhor, nem crido no coração que DEUS o ressuscitou dentre os mortos" (Romanos 10:9); apesar disso, nada impede que nós sejamos, de fato, livres, pois, absolutamente nada nem ninguém poderá nos afastar do AMOR DE DEUS, se no coração cremos que fomos justificados.

É propósito de DEUS que a Salvação alcance também a todos os nossos familiares e, dessa forma, tendo a família ao nosso redor, pela Graça que há em nosso viver, seremos instrumentos de DEUS PARA QUE TODOS ELES VENHAM A CRER, a fim de que se cumpra a Palavra, quando diz: "Eu e minha casa serviremos ao SENHOR" (Josué 24:15b).

_____

Hoje, todos nós temos a oportunidade e o privilégio de sermos ESCRAVOS DE ORELHA FURADA DE CRISTO JESUS, SERVINDO-O POR AMOR, COMO ELE NOS SERVIU. Porém, muito embora tenhamos sido comprados por um alto e insuperável preço, Ele não nos obriga a permanecer na Presença dEle, servindo-o. Podemos deixá-lo, se assim decidirmos (Misericórdias!!!).

Que em todos os nossos dias possamos declarar, como o Apóstolo Pedro o fez, dizendo: "Senhor, para quem iremos nós, se só Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (Aleluias!!!).

João 6:68-69.